Locomotivas diesel e sua história
Com a participação de vários colegas ferroviários e ferroviaristas a Academia Ferroviária de Letras (AFL) realizou no dia 11 de junho, palestra com o tema Locomotivas diesel e sua história.
A palestra aconteceu no auditório da Aenfer às 10 horas e foi aberta pelo presidente e diretor da AFL Sávio Neves e Victor José Ferreira respectivamente que na oportunidade elogiou o Jornal Aenfer com conteúdo de interesse à categoria ferroviária.
O engenheiro João Bosco Setti discorreu sobre o tema citado e contou episódios interessantes sobre as locomotivas diesel e sua evolução.
“Talvez o que poucos perceberam com a chegada dessa locomotiva é que eles trouxeram cores a esse veículo ferroviário, detalhe interessante, visto que, a grande maioria, cerca de 90% era preta”, disse o palestrante.
Levando-se em conta que a ferrovia atinge o imaginário popular e tem um apelo muito forte, Bosco Setti salientou que a ferrovia teve predomínio a vapor por mais de 100 anos, vindo, a seguir as locomotivas elétricas e só depois surgindo as locomotivas a diesel.
Bosco Setti explicou que o início da tração diesel no Brasil ainda é pouco estudada e faltam informações sobre sua história. Apesar da pouca notícia a respeito desse assunto, o palestrante deu detalhes que muitas vezes passam despercebidos aos olhos de um leigo como por exemplo os estilos dessas locomotivas que parecem ser rigorosamente idênticas e no entanto existem vários modelos. São particularidades que só um estudioso no assunto ou quem aprecia essas máquinas que conseguem perceber.
O engenheiro disse que na década de 1970 o Brasil fez grandes compras de locomotivas importadas, mas fabricou aqui também por um longo período. Ele informou que no ano passado o Brasil foi escolhido como sede da segunda fábrica da Electro Motive Diesel (EMD) e a fábrica deverá ficar pronta ainda esse ano em Sete Lagoas (MG).
João Bosco Sertti que é membro da AFL finalizou sua apresentação agradecendo a presença dos amigos e pela oportunidade de falar sobre esse tema.