O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) aprovou ontem o tombamento do bondinho de Santa Teresa, um dos mais importantes pontos turísticos da cidade. A preservação inclui o sistema de transporte, os trilhos, o itinerário, a garagem no Largo dos Guimarães e um carro antigo, que ficará em exposição. A medida não impede, porém, a modernização das cabines.
O serviço está suspenso desde o dia 27 de agosto, depois que um descarrilamento matou seis pessoas e deixou 56 feridos, devido a uma falha no freio. O Governo do Estado prometeu entregar o sistema recuperado até 2013.
De acordo com a superintendente do Iphan, no Rio, Cristina Lodi, o tombamento reforça a preservação feita nas esferas municipal e estadual. “É um símbolo nacional de extrema importância para o turismo internacional. O tombamento resgata a memória de um transporte que marcou a história dos cariocas”, avalia Cristina.
O traçado original, desde 1872, não poderá ser alterado. A circulação pelas ladeiras do bairro começa na estação, no Largo da Carioca, de onde segue até o dos Guimarães. Desse ponto, se bifurca em direção ao Largo das Neves, na Paula Mattos, e em direção ao Dois Irmãos. Dali circula até o Silvestre, quando retorna ao Largo da Carioca.
Fonte: O Dia Online, 02/04/2012