Alívio para passageiros do metrô. Chega ao Rio dia 21 o primeiro trem chinês. A promessa é de viagem fresquinha, a 23 graus, mesmo sob sol forte e no horário de pico.
A novidade será conferida pelos usuários só em agosto, na Linha 2, quando a composição entrará em circulação após testes. Todos os 19 trens comprados pelo Metrô Rio vão para o trajeto Pavuna-Botafogo. Os vagões atuais serão reformados para virarem geladões.
Até fim de agosto, três trens novos estarão nos trilhos. Em setembro, serão cinco. “Até o fim do ano, passageiros já sentirão a melhora”, garante o diretor de Engenharia, Joubert Flores. A empresa exigiu da fabricante, a Changchun Railway Vehicles, aumento na potência da refrigeração em 33%. Isso equivale a ter 33 aparelhos de ar-condicionado de 10 mil BTUs ligados ao mesmo tempo numa só composição, projetada para receber 1.800 pessoas.
O impacto maior será sentido quando os 19 trens estiverem nos trilhos cariocas, em março de 2013. A Linha 2 passará de 20 composições para 28 e a Linha 1, de 12 para 19. A superlotação, que hoje chega a 7,2 passageiros por m², será reduzida a menos de 6. Os intervalos entre as viagens diminuirão de 6 para 2 minutos. Os vagões serão interligados, permitindo circulação de passageiros, o que também deve aliviar o aperto na hora do rush. Má notícia é que haverá menos lugar para sentar: serão 38 assentos. Hoje há até 46.
Quando toda a nova frota estiver cortando a cidade, a velha sairá de cena, gradativamente, para ser reformada. A mudança na posição do condensador do ar foi a solução para que os vagões de 1978 não virem caldeirões. Sob os carros, eles fritam à temperatura, que chega a 70 graus em contato com as britas. O equipamento passará para a parte superior da composição.
Fonte: O Dia Online, 04/04/2012