29/04/2012 – Ferroviários comemoram data do dia do Ferroviário

A prefeitura de Magé realizou no dia 29 de abril uma grande festa na primeira estação ferroviária do Brasil em Guia de Pacobaíba. O evento foi para festejar o Dia do Ferroviário, comemorado oficialmente no dia 30 de abril.

O tempo chuvoso não tirou o brilho da festa e nem afugentou o público. Cerca de mil pessoas, ferroviários, simpatizantes e moradores da localidade prestigiaram o evento recheado de inúmeras atrações: banda marcial escolar, banda de música, grupos de dança, demonstrações de ginástica, grupos artísticos da terceira idade e exposição de pinturas da artista Marluce Pinto.

O ponto alto do evento foi a inauguração de uma réplica da Baroneza, locomotiva nº 1, (foto acima) construída pelo artista Moisés Naime e doada pelo presidente da Associação Brasileira das Operadoras de Trens Turísticos e Culturais – ABOTTC e também Diretor Executivo do Trem do Corcovado Sávio Neves Filho que esteve presente e foi muito aplaudido pela iniciativa.

Foto acima: engenheiros Helio Suêvio, Rubem Ladeira e sua esposa Stella e o presidente da Aenfer Luiz Lourenço de Oliveira

Compareceram autoridades como o secretário de Estado dos Transportes, Julio Lopes, o prefeito de Magé Nestor Vidal e diversos vereadores.

Chamou a atenção do público as presenças da Marquesa de Viana Francisca Nedehf e do Marquês de Viana, Eduardo Nedehf, trineta e tetraneto respectivamente de Irineu Evangelista de Souza, o Visconde de Mauá acompanhados de um grupo de ferroviaristas do Rio de Janeiro, incluindo o Engº Hélio Suevo, batalhador pela revitalização da E.F. Mauá e autor do projeto para esse fim, encomendado pelo IPHAN – RJ; o Engº Rubem Ladeira, outro que se destaca na luta para que o trem volte aos trilhos pela EFM; e Raimundo Neves de Araújo, Presidente da Associação Mútua, a mais antiga entidade classista ferroviária do Brasil.

Durante o evento, o Presidente do MPF, Victor José Ferreira, e o Vice-Presidente da AFPF, Luiz Octávio, entregaram certificados de Sócios Beneméritos, como o Marquês e a Marquesa de Viana; o Prefeito Nestor Vidal; o Engº Luiz Lourenço, Presidente da AENFER – Associação de Engenheiros Ferroviários; Moisés Naime, o construtor da réplica da Baronesa; Marluce Pinto, artista plástica de Mauá.

Estação Barão de Mauá

No dia 30 de abril, a celebração aconteceu no Auditório da Estação Barão de Mauá, que estava lotado com autoridades, lideres de entidades classistas, ferroviários e ferroviaristas.

O evento foi promovido pela FNTF – Federação Nacional dos Trabalhadores Ferroviários e pelo SESEF – Serviço Social das Estradas de Ferro, com o apoio da AFPF e do MPF.

O ponto alto foi a presença da Deputada Myrian Rios, Presidente da Comissão de Turismo da ALERJ, autora do Projeto de Lei que instituiu o Dia do Ferroviário como data oficial no calendário do Estado do Rio. Ferroviarista Emérita, a Deputada Myrian incluiu emendas no Orçamento do Estado para 2012, disponibilizando recursos financeiros para o detalhamento do projeto de revitalização da E.F. Príncipe do Grão-Pará / Expresso Imperial e para reformas de equipamentos do Trem da Estrada Real, em Paraíba do Sul.

Muito aplaudida, a Deputada entregou publicamente ao Vice-Presidente Luiz Octávio o documento firmado pelos descendentes do Visconde de Mauá, doando à AFPF as ações que Irineu Evangelista de Souza detinha na Cia. Estrada de Ferro Príncipe do Grão-Pará.

Durante o evento, a FNTF e o SESEF entregaram certificados a personalidades que têm se destacado na causa da preservação do patrimônio humano das estradas de ferro e da revitalização do transporte sobre trilhos no País.

O evento na emblemática Estação Barão de Mauá fechou, com chave de ouro, as celebrações do Dia do Ferroviário no Estado do Rio de Janeiro.

Fonte: Movimento de Preservação Ferroviária – Victor José Ferreira

Rolar para cima