A SuperVia lançou no dia 13/04 a pedra fundamental de sua 100ª estação, no bairro Corte 8, em Duque de Caxias. A solenidade, que contou com a presença do secretário estadual de Transportes, Julio Lopes, e do prefeito, José Camilo Zito, foi comemorada pela população local. A nova estação ficará entre as estações Gramacho e Duque de Caxias, a uma distância de dois quilômetros de cada. A expectativa é que, por mês, cerca de 70 mil passageiros passem pelo local.
“As obras na estação do bairro Corte 8 são mais um compromisso da SuperVia com a transformação do sistema ferroviário de transporte de passageiros do Rio de Janeiro. Quando inaugurarmos essa estação, a metade da frota já será composta por trens com ar condicionado”, assinalou o presidente da SuperVia, Carlos José Cunha.
Com investimento de R$ 10 milhões, a estação de Corte 8 contará com cobertura, piso tátil e rampas de acesso. Também será utilizada pintura nanotérmica, muito aplicada em edificações sustentáveis de outras grandes cidades mundiais, por combater o aquecimento global, favorecendo redução na transmissão e absorção do calor. Para o comerciante Márcio Pereira, a futura estação contribuirá com o desenvolvimento da comunidade:
A escolha estratégica do local privilegia os moradores dessa região, que passarão a ter opção de embarcar em uma estação intermediária entre Gramacho e Duque de Caxias.
Investimentos
A SuperVia, em parceria com o Governo Estadual, está aplicando 2,4 bilhões de reais em melhorias, dos quais R$ 150 milhões estão sendo destinados as obras em todas as estações do sistema ferroviário. A estação de Oswaldo Cruz (ramal Deodoro) foi a primeira a ser reformada, com a instalação de cobertura, piso tátil, comunicação visual e iluminação. Madureira, Cascadura, São Francisco Xavier, Méier e Praça da Bandeira também já foram contempladas. Os investimentos serão feitos gradativamente em todos os ramais.
Fonte: SuperVia, 14/04/2012