O designer Marco Gallegos criou um conceito de trem inovador. No projeto, chamado de Auto-Train, uma composição ferroviária levará, a um só tempo, automóvel e motorista. A ideia é que o trem se encaixe em trajetos muito longos para se percorrer de carro, mas muito curtos para uma viagem de avião. Comum em trens de alta velocidade, a energia que move a composição é elétrica, alimentada por um ramal que acompanha o traçado da linha férrea.
Para economizar tempo, Marco idealizou um tipo de trem onde os vagões possam ser reordenados e destacados sem demora. Desta forma, um determinado vagão pode parar na estação, enquanto o restante do trem segue viagem. Ou ainda, uma seção do trem pode viajar em separado por outro ramal da linha.
Além disso, os vagões são pensados para serem de uso individual. Isso significa que um viajante não precisa obrigar todo o trem a parar em determinada estação, basta apenas que a seção onde o passageiro está se destaque e dirija-se para a estação desejada.
Além dessa praticidade, o trem dispensa a presença de condutores. Totalmente automatizado, o controle dos vagões é realizado por sistemas embarcados, que direcionam o trem pelas linhas, usando o conceito de uma tecnologia já existente no transporte ferroviário de alta velocidade e em alguns metrôs do mundo, como o de São Paulo.
Fonte: TechTudo/Globo.com, 12/06/2012