14/06/2012 – Monotrilho é tema de palestra na Aenfer

A Associação de Engenheiros Ferroviários – Aenfer recebeu nesta quinta-feira, 14 de junho, o gerente de contratos do grupo MPE Montagens e Projetos Especiais S.A Fábio Montanari da Cunho Pinto.  Ele foi convidado pela Associação para participar do ciclo de palestras técnicas que acontece toda segunda quinta-feira do mês no auditório da Aenfer.

Na ocasião, Fábio Montanari falou sobre monotrilho e mostrou as vantagens deste veículo para a população. Além de ser um transporte público econômico, pode se tornar um ponto turístico para a cidade.

Fábio citou inúmeros benefícios desse sistema que, segundo ele, se integra facilmente em áreas verdes da cidade, é altamente silencioso, pois, utiliza pneus de borracha e motores elétricos. Sobre a construção para a passagem do monotrilho, o palestrante disse que pode ser executada em etapas, causando menos impacto ao trânsito e o curto prazo de implantação leva aproximadamente dois anos e meio.

Durante sua apresentação, Fábio Montanari mostrou vários modelos já implantados no exterior como Tókio, Las Vegas, Osaka e Disney World. Em São Paulo, disse que algumas vigas já foram construídas.

No Rio de Janeiro, segundo ele, foi mostrado um projeto para o governo do Estado e prefeitura onde o monotrilho poderia ser construído a partir do Trevo das Margaridas, ponto zero da Av. Presidente Dutra e entroncamento com a Avenida Brasil até a Estação Rodoviária Américo Fonttenele no Centro da cidade. Mas o projeto não foi aprovado e a opção foi pelo BRT.

O público que acompanhou a palestra se mostrou interessado no assunto e em vários momentos Fábio respondeu a várias perguntas ao longo de sua apresentação.

O presidente da Aenfer engenheiro Luiz Lourenço de Oliveira agradeceu ao palestrante Fábio pelo assunto que trouxe sendo muito bem desenvolvido por ele e aproveitou para lembrar a todos do seminário que a Aenfer e o Clube de Engenharia promoverão nos dias 8, 9 e 10 de agosto com o tema TRANSTRILHOS – O Transporte sobre trilhos que o RIO precisa.

Rolar para cima