Nova estação de trem no Rio é inspirada em Barcelona

O governo do Rio inaugurou neste domingo a nova estação ferroviária de Manguinhos, na zona norte da capital fluminense.

A estação pertence ao ramal Saracuruna, operado pela concessionária SuperVia. A expectativa da empresa é de que o movimento de passageiros aumente até 50%. Na antiga estação, embarcavam cerca de 2.000 passageiros nos dias úteis.

A estação tem três andares, escadas rolantes, bicicletários e elevador com acessibilidade para idosos deficientes. Para construir a estação, a via férrea foi elevada, permitindo a integração das comunidades do entorno, antes separadas pela ferrovia.

Sob o viaduto, foi implantado um passeio público com quiosques e piso de madeira ecológica inspirado nas Ramblas de Barcelona, na Espanha.

Segundo o governo estadual, a área deverá ganhar futuramente um complexo esportivo com cerca de 20 mil metros quadrados.

Durante a inauguração, o governador Sérgio Cabral (PMDB) disse que o Estado já investiu R$ 1 bilhão em intervenções realizadas em parceria com o governo federal, que fazem parte do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).

“Esta obra magnífica foi concluída por meio da união de esforços. Foram colocados 50% de recursos federais e 50% de recursos do governo do Estado. Cuidem desta estação, preservem-na. Temos aqui a Rambla de Manguinhos. Quando vi esse projeto em Barcelona quis trazê-lo para cá. Haverá quiosques, atividade comercial. Estamos trazendo novas oportunidades de convivência”, disse.

Fonte: Folha de S. Paulo, 24/06/2012

Rolar para cima