Inauguração da primeira fase do VLT-Macaé está prevista para julho

O trânsito frequentemente congestionado de Macaé ganhará um alívio no dia 29 de julho, dia de aniversário da cidade. É quando será inaugurada a primeira fase do projeto VLT-Macaé. A sigla, que significa Veículo Leve sobre Trilhos, representa uma esperança de escape para os constantes engarrafamentos na cidade. Nesta primeira etapa, o trem levará do Centro à área sul da cidade (no polo industrial do município), onde fica o bairro de Imboassica. São 12,5 quilômetros de percurso.

Nesse momento serão cinco estações provisórias, feitas de estrutura tubular, e duas terminais. Por um tempo indefinido, a população poderá usar o serviço gratuitamente. A ideia é que os administradores do transporte possam fazer uma pesquisa sobre a procura pelo veículo. Para todo o projeto foram investidos R$ 80 milhões.

— É um novo segmento de transporte público. Metade da população da cidade, algo em torno de cem mil pessoas, utiliza ônibus para se locomover. Esperamos reduzir bastante a quantidade de frotas — explica Bráulio Lopes, gerente do projeto VLT Metrô-Macaé.

Coordenador de operações do VLT, José Carlos Rogel é um dos mais empolgados com o projeto, e garante que o novo meio de transporte vai finalmente convencer o morador a deixar o carro em casa.

— Não só é mais rápido, como ajuda o meio ambiente. Não usamos o diesel, mas o biodiesel, que é mais limpo — explica.

Fonte: O Globo Online, 27/06/2012

Rolar para cima