Seminário Transtrilhos chega em seu último dia
O último dia do seminário Transtrilhos reuniu um grande público que atento acompanhou os temas apresentados.
O coordenador do encerramento do terceiro painel “O futuro do transporte interurbano de médio e longo percurso” foi o vice-presidente de Relações Institucionais – ABIFER engenheiro Luiz Cesário Amaro da Silveira que agradeceu pela oportunidade de participar de um seminário importante e de interesse de todos.
“Projeto TAV – Trem de Alta Velocidade” foi o tema da primeira palestra apresentada pelo diretor-presidente da ENEFER engenheiro Sérgio Misse. Ele salientou que o TAV é um sistema que quase sempre necessita de recursos públicos, sendo um meio de transporte extremamente benéfico para a sociedade. O engenheiro citou que vários estudos foram desenvolvidos nos últimos 30 anos, patrocinados ou autorizados pelo governo brasileiro, mas sem sucesso, como por exemplo a concessão para implantação do TAV, ligando o Rio de Janeiro e São Paulo, concedida em 1989 e cancelada em 1990 por não cumprir seu objetivo. Sérgio Misse apresentou através de slides modelos de trens utilizados em vários países do mundo e disse que a grande novidade esse ano em termos de TAV vem da rede ferroviária da China que terá uma extensão de 110.000 km. Lembrou ainda, que naquele país opera comercialmente o primeiro veículo de levitação magnética no mundo e que no Brasil já existe esse estudo.
Sobre o TAV, disse que implantar um sistema desse tipo no Brasil seguindo a tendência mundial, resolveria grandes problemas de congestionamentos enfrentados hoje no país, haveria redução de emissão de gases poluentes, redução de tempo de deslocamento dentre outras vantagens.
A segunda palestra trouxe o tema “Priorização da Indústria Ferroviária Nacional” abordado pelo presidente da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária, ABIFER engenheiro Vicente Abate. Em sua visão, a ferrovia brasileira é a mais moderna do mundo e as concessionárias não abandonaram o setor. Ele falou da infraestrutura do transporte de carga no país e que existe uma expansão da malha de carga em trechos prioritários.
Vicente Abate também falou sobre projetos do VLT – Veículo Leve sobre Trilhos em execução, as linhas e impactos esperados. Ele espera uma maior geração de empregos, redução do deslocamento e menos poluição.
O encerramento do seminário foi com a palestra do diretor-presidente da Empresa de Engenharia, Construções e Ferrovias S/A, VALEC engenheiro José Eduardo Castello Branco abordando o tema “Segregação da Infraestrutura Ferroviária no Brasil”. O engenheiro apresentou modelos de gestão e exploração da infraestrutura ferroviária e disse que a nova ferrovia no Brasil deverá seguir modelos disponíveis em todo o mundo que é o “Open Access”, possibilitando um menor custo e podendo até diminuir pedágios. Segundo o presidente da VALEC, a Alemanha é o país mais avançado em termos de ferrovia de carga e disse que as novas gerações no Brasil vão receber um legado muito melhor que o nosso.
Ao final das palestras apresentadas o público, mais uma vez, participou com perguntas que foram respondidas pelos três palestrantes.
No encerramento, o presidente do Clube de Engenharia Francis Bogossian agradeceu pela presença e participação do público, de entidades ferroviárias que acompanharam os três dias do evento e de todos que estavam diretamente envolvidos com o seminário.
O presidente da AENFER Luiz Lourenço de Oliveira agradeceu a todos aqueles que prestigiaram o seminário Transtrilhos 2012, especialmente aos palestrantes e coordenadores que abrilhantaram tecnicamente o encontro. Ressaltou que o transporte sobre trilhos permanece como o modo mais econômico e viável para baratear o custo das mercadorias e viabilizar o transporte de pessoas.
O secretário de Transportes do Estado do Rio de Janeiro Júlio Lopes também esteve presente no último dia do seminário e disse que o evento teve uma importância fundamental para os rumos do transporte ferroviário principalmente em nosso estado.
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