O PLANO NACIONAL DE LOGÍSTICA E O ESTADO DO RIO DE JANEIRO

O secretário de Política Nacional de Transportes eng.º Marcelo Perrupato em sua palestra sobre “O Plano Nacional de Logística e o Estado do Rio de Janeiro”, apresentou o PNLT – Plano Nacional de  Logística e Transporte no que tange ao Estado do Rio de Janeiro, que visa a infraestrutura e escoamento da produção do Vetor Leste do país. Cerca de 28 bilhões de reais estão previstos no seu custeio, sendo 12,8 bilhões em ferrovias, 9 bilhões em portos, 4,3 bilhões em rodovias e 1,5 bilhão em aeroportos. Entende-se por vetores logísticos os “Espaços territoriais brasileiros onde há uma dinâmica socioeconômica mais “homogênea” sob os pontos de vista de: produções; deslocamentos preponderantes nos acessos a mercados e exportações; interesses comuns da sociedade; patamares de capacidades tecnológicas e gerenciais; problemas e restrições comuns, que podem convergir para a construção de um esforço conjunto de superação de entraves e desafios”. Tais vetores foram definidos pelos critérios:

macro-regional; micro-regional e setorial; corredores de transportes e sustentabilidade ambiental.

O palestrante em seguida apresentou as fases de desenvolvimento dos projetos dos portos de Itaguaí e do Rio de Janeiro, abrangendo custos, investimentos e previsão de produção futura.

Frente a esse quadro da produção brasileira, há necessidade de o sistema de transportes se adequar à logística do agronegócio e mineração e à logística das atividades urbanas.

 

Veja apresentação do trabalho do engenheiro Marcelo Perrupato

Rolar para cima