AENFER e o Clube de Engenharia promoveram no período de 8 a 10 de agosto o Seminário TransTrilhos – O transporte sobre trilhos que o RIO precisa, realizado no auditório daquele Clube. O evento lotou o auditório e contou com 12 especialistas em Transportes e Administração Pública. Os assuntos foram abordados em três painéis, respectivamente: Transporte sustentável e mobilidade urbana (1º dia); Novos cenários fluminenses e a logística do transporte de carga (2º dia) e O futuro do transporte interurbano de médio e longo percurso (último dia).
O Seminário TransTrilhos foi aberto pelo presidente da Associação de Engenheiros Ferroviários, AENFER Luiz Lourenço de Oliveira. Destacou que o objetivo do evento é fomentar o interesse do poder público, bem como dos segmentos econômico e empresarial na ampliação e revitalização do transporte ferroviário de passageiros e de carga – no estado do Rio de Janeiro e que pretende também abrir um espaço multiplicador de propostas para profissionais da área e demais interessados no transporte sobre trilhos.
Com o presidente da AENFER compuseram a mesa de abertura o presidente da Associação dos Aposentados da Rede Ferroviária Federal Nelson Cruz, conselheiro do Clube de Engenharia
Alcebíades Fonseca representando o presidente Francis Bogossian, presidente do CREA-RJ Agostinho Guerreiro, ex-ministro dos Transportes Rubens Bayma Denys e presidente da Academia Nacional de Engenharia Paulo Vivácqua.
O primeiro dia foi coordenado pelo presidente da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos – ANPTRILHOS engenheiro Joubert Flores Filho que afirmou estarmos vivendo novos tempos para a ferrovia, até então deixada em segundo plano. O setor público, em sua opinião, já entende que o investimento em ferrovias retorna para si mesmo.
Faça o download das palestras do Seminário da Aenfer – TransTrilhos.
– PROJETOS EM DESENVOLVIMENTO E MOBILIDADE URBANA
– VISÃO MODERNA DO TRANSPORTE SOBRE TRILHOS
– PROPOSTA DE CORREDORES DE TRANSPORTE FERROVIÁRIO PARA NOVOS POLOS INDUSTRIAIS
– PERSPECTIVAS DO TRANSPORTE DE CARGAS
– O PLANO NACIONAL DE LOGÍSTICA E O ESTADO DO RIO DE JANEIRO
– TREM DE ALTA VELOCIDADE NO MUNDO E O PROJETO BRASILEIRO
– PRIORIZAÇÃO DA INDÚSTRIA FERROVIÁRIA NACIONAL
– OPEN ACCESS: CONCEITOS E DESDOBRAMENTOS
Confira as fotos do evento clicando AQUI.