O transporte de passageiros sobre trilhos nas cidades brasileiras deve dar um salto até 2020, segundo previsões do presidente da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (Abifer), Vicente Abate.
Segundo ele, a rede de transportes ferroviários nas regiões metropolitanas, que hoje chega a mil quilômetros, deverá passar para quatro mil quilômetros até 2020, com a expansão de trens (urbanos e regionais), veículos leves sobre trilhos (VLT), monotrilho e metrô.
Abate lembra que somente o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) das grandes cidades prevê a construção de 200 quilômetros de trilhos, com investimentos de R$ 17 bilhões. O presidente da Abifer cita ainda os 200 quilômetros de trens regionais previstos entre as principais cidades de São Paulo, dois mil quilômetros de trens regionais para ligar grandes cidades em todo país, e o Trem de Alta Velocidade (TAV), entre Rio, São Paulo e Campinas (SP).
No setor de cargas, Abate ressalta que a construção dos 10 mil quilômetros previstos no pacote de concessões do governo federal, e dos 4,5 mil quilômetros que já estão em execução, vão elevar a participação do setor ferroviário na matriz de transporte brasileiro de 25% neste ano para 32% em 2020. “Estamos caminhando para atingir os 35% previstos no Plano Nacional Logística e Transportes (PNLT) em 2025”, acredita, lembrando que há esforço do governo para diminuir a participação do setor rodoviário no transporte. A indústria do setor, segundo ele, aumenta sua capacidade para dar conta da nova demanda. “Há ampliação e não faltará capacidade para produzir os materiais que serão demandados por conta desses projetos.”
Fonte: Valor Econômico, 14/09/2012