Presidente da Aenfer faz visita ao primeiro Batalhão de Guardas

 

O presidente da Associação de Engenheiros Ferroviários – Aenfer engenheiro Luiz Lourenço de Oliveira, esteve no dia 14 de setembro com  o Comandante do 1º Batalhão de Guardas – Batalhão do Imperador Coronel Alfredo de Andrade Bottino. Acompanhado do diretor Cultural e de Preservação Ferroviária da Aenfer engenheiro Rubem Ladeira, o objetivo da visita foi celebrar uma parceria entre a Aenfer e àquela  Unidade Militar comandada pelo coronel, tendo em vista que no próximo ano de 2013 Irineu Evangelista de Souza – Visconde de Mauá, será homenageado pela Associação em comemoração aos 200 anos de seu nascimento.

A intenção é de realizar uma operação de preservação da memória do Visconde, resgatando sua estátua que se encontra relegada nos fundos da Usina de Asfalto, na Av. Francisco Bicalho, com o objetivo de que seja a mesma devidamente restaurada e levada para o arsenal de guerra.

Este monumento, construído em homenagem ao grande e laureado brasileiro, empreendedor maior do século XIX, que impulsionou o Brasil, elevando a nossa pátria a se ombrear, em desenvolvimento, com as maiores potências da época, se achava instalado no centro da Praça Mauá e de lá foi retirado por ocasião das obras que no momento, estão sendo realizadas no local.

Rolar para cima