Redes ao longo de estradas e ferrovias devem crescer

O Brasil conta hoje com 6.448 quilômetros de cabos de fibra óptica enterrados ao longo das rodovias – quase a metade dos 15.473 quilômetros de estradas administrados por um total de 55 empresas privadas.
Uma rede que vai crescer: o governo federal anunciou recentemente que irá exigir nos novos contratos de concessão de rodovias e ferrovias a construção de dutos paralelos para a passagem de fibra óptica.
Os cabos já permitem a instalação de câmaras e painéis ao longo das rodovias, que facilitam as operações de comunicação e resgate. Também permitirão o acesso WiFi, transformando as estradas em corredores conectados.
O uso das fibras tende a aumentar porque os carros, a partir de 2014, terão chip de identificação – um dos motivos que farão a cobrança de pedágio ser feita conforme a distância percorrida. As concessionárias poderão alugar os cabos para as empresas de telecomunicações, o que significará um ganho importante.
“As concessionárias estão investindo pesado em tecnologia, com centros de controle operacionais, câmaras de TV instaladas ao longo das rodovias, permitindo a comunicação entre os trechos e terão um ganho com os aluguéis”, diz Moacyr Duarte, presidente da Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias (ABCR).
Nas cinco rodovias federais que administra, a OHL Brasil investiu cerca de R$ 120 milhões nos últimos três anos entre fibra óptica e equipamentos que compõem o Inteligent Transportation System (ITS). A empresa informa que suas outras quatro concessões de rodovias estaduais também dispõem de rede de fibra óptica e sistema ITS implantado e operando há cerca de dez a 12 anos.
A Concessionária da Rodovia Osório Porto Alegre (Concepa) analisa a implantação de uma rede WiFi no trecho de 121 km que administra no Rio Grande do Sul. Até agora já foram investidos R$ 12,7 milhões em fibra na rodovia, informa Rogério Cezimbra, gerente de sistema de gestão integrada (SGI) da Concepa.
A SPMar, responsável pelo Trecho Sul do Rodoanel Mário Covas, iniciou a administração da rodovia em março de 2011 e entre março e setembro deste ano investiu cerca de R$ 3,1 milhões na readequação de 65 quilômetros de fibras ópticas.
No processo foi utilizado o sistema Gepon, que permite inserir numa mesma fibra serviços de VOiP, SAT, radar, arrecadação, telefone de emergência e circuito interno de TV.
Para construir a infraestrutura e instalar a fibra óptica, a concessionária Rodovias do Tietê investiu cerca de R$ 19,5 milhões entre 2010 e abril de 2011. Instalou 360 km de fibra óptica, que garantem a cobertura de 100% do seu trecho, que é de 406 quilômetros de rodovias, relata Orlando Garcia, gerente de operações da empresa.
Pelas contas de Hélio Durigan, vice-presidente de engenharia da Furukawa Industrial, entre 10% a 15% das grandes rodovias do país têm cabos ópticos instalados em paralelo. “Se esse índice crescerá ou não vai depender dos novos editais das novas concessões”, explica, ressaltando que a nova legislação já prevê a colocação do duto para instalação de fibra óptica futura.
Independentemente das exigências, segundo Durigan, muitas empresas se adiantam em implantar os sistema porque sabem que é um fator potencial de faturamento. “Com isso passam a alugar esse direito de passagem que constroem para as operadoras de telecom”, diz.

Fonte: Valor Econômico, 28/09/2012 

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