A criação do Dia Nacional do Maquinista Ferroviário completa um ano neste sábado, 20 de outubro. A data foi instituída através da Lei Nº 12.621, assinada pela presidente Dilma Rousseff; pelo ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos; e pelo ministro do Trabalho, Carlos Daudt Brizola.
A proposta do projeto de Lei foi apresentada pelo deputado federal Julio Semeghini (PSDB/SP). Na justificativa do projeto, o deputado lembrou que apesar de todas as tecnologias disponíveis, o maquinista ainda é grande responsável pelo trem, “aquele que consegue manter, em pleno e perfeito controle, possantes máquinas pesando várias toneladas e o grande número de vagões cruzando os longínquos trilhos das ferrovias”.
O dia 20 de outubro foi escolhido por ser a data de fundação da Associação dos Maquinistas e Ferroviários de São Paulo (AMAFER), em 1907.
Os maquinistas são fundamentais na ferrovia. Eles são responsáveis pela condução de grandes trens de carga, um trabalho muitas vezes solitário, sem a companhia de auxiliares. A edição Outubro-Novembro da Revista Ferroviária, que será lançada no começo de novembro, terá uma reportagem sobre a Ferrovia do Aço, contando como é o dia a dia dos maquinistas.
Fonte: Revista Ferroviária, 19/10/2012