08/12/2012 – Palestra Técnica na AENFER com o engenheiro Willian de Aquino

Associação de Engenheiros Ferroviários (AENFER) fechou o ciclo de palestras deste ano recebendo no dia 08 de novembro em seu auditório o engenheiro Willian de Aquino.

O tema abordado foi Rede Futura de Transporte da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, incluindo Metrô, Ferrovia e VLT com base no Plano Diretor de Transportes Urbanos (PDTU) sobre os projetos em andamento incluindo as integrações BRS e BRT com a malha do Metrô Rio, SuperVia e VLT (Veículo Leve Sobre Trilhos).

Em sua palestra, o engenheiro apresentou várias sugestões para a melhoria do trânsito do Rio de Janeiro. Ele acredita no fechamento da Av. Rio Branco assim como em outras medidas que serão adotadas pela prefeitura do Rio, que otimizarão a utilização dos diversos modos de transportes.

O engenheiro falou sobre o projeto do VLT . A proposta é fazer 28 km de vias, com seis linhas e 42 estações, passando pela Av. Francisco Bicalho, Praça Mauá, Praça XV, Teatro Municipal, Aeroporto Santos Dumont. Ele disse que a previsão para estar em funcionamento é em 2014 e que irá transportar inicialmente cerca de 200 mil passageiros.

O VLT é elétrico, sem rede aérea, não produz emissão de CO2, tem quatro carros e estilo europeu. Segundo o palestrante é uma proposta bastante arrojada e que causará grandes mudanças e impactos positivos para a cidade. A ideia, disse ainda, é diminuir a quantidade de ônibus no centro da cidade, o que já está acontecendo gradativamente.

A apresentação do novo sistema chamou a atenção do público que prestigiou a palestra e participou com perguntas e propostas para o melhoramento do transporte no Rio de Janeiro.

Estiveram presentes associados da AENFER, diversos estudantes e profissionais da área de engenharia e transporte.

Ao término da palestra o presidente da AENFER engenheiro Luiz Lourenço de Oliveira agradeceu ao palestrante pela sua excelente apresentação e suas colocações a respeito de um tema pertinente e de interesse de todos.

Willian Alberto de Aquino Pereira é engenheiro civil pela UFJF, M.Sc. pela COPPE/UFRJ, Pós-Graduado em nível de Doutorado pela COPPE/UFRJ, trabalhou por 20 anos no setor público e se dedica à consultoria há mais de 30 anos, sempre em transportes, atuando no planejamento, acompanhamento de implantação, capacitação e treinamento em: Transporte Público; Sistema Viário e Trânsito Urbano; Tráfego Rodoviário; Viabilidade Técnico-Econômico-Financeira e Logística, inclusive com experiência internacional. É fundador e Coordenador Regional no Rio de Janeiro da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), e membro do Conselho Administrativo do Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM).

Em 2013, a AENFER continuará com o ciclo de Palestras Técnicas trazendo profissionais renomados da área de engenharia.

Confira fotos da palestra:

Rolar para cima