Estado anuncia compra de 20 novos trens e instalação de fábrica de montagem em Deodoro

O mês de dezembro começou com uma excelente notícia para o setor de transportes públicos no Rio de Janeiro. Nesta segunda-feira (03/12), o governador Sérgio Cabral anunciou a construção de uma montadora de trens urbanos no bairro de Deodoro, na zona oeste. Outra grande notícia foi a compra de mais 20 novos trens pela SuperVia, que fechou com a Alstom, conforme estabelece o contrato de concessão com o Governo do Estado.

O evento foi aberto pelo secretário estadual de Transportes, Julio Lopes, que, na presença do vice governador Luiz Fernando Pezão, e dos secretários da Casa Civil, Régis Fitchner, de Desenvolvimento Econômico, Julio Bueno e da Fazenda, Renato Vilella, falou sobre os recentes avanços do setor de mobilidade pública no estado do Rio. “Este é um dia memorável para o setor. Com a construção da montadora, avançaremos mais um patamar na história dos transportes e da mobilidade urbana. Em 2007, a população contava apenas com 10 trens com ar-condicionado. Este ano, 2012, 83 trens com ar-condicionado estão plena em operação e esta medida, da construção da montadora, certamente contribuirá p para alcançarmos a meta de 231 trens modernizados até 2016”, explica o secretário de transportes do Estado, Julio Lopes. A partir da compra destes novos trens, sobe para 130 o número de trens comprados durante a gestão do Governador Cabral.

“Com a compra de mais novos trens, a SuperVia, em parceria de investimentos com o Governo do Estado, está antecipando uma exigência que por contrato, deveria ser cumprida até 2016. 1,2 bilhões é o valor de investimentos na linha férrea do Rio, o que nos permite comprovar grandes melhorias para a população como a modernização do Centro de Controle, o sistema de sinalização, implantação de 179 km de novos trilhos, modernização das estações, e principalmente a renovação da frota de trens”, acrescentou Carlos José Cunha, presidente da SuperVia.

Fábrica de montagem de trens

A parceria da Alstom, uma das lideres no segmento, e SuperVia resultará na revitalização da indústria ferroviária fluminense. A nova fábrica de montagem é resultado dos esforços do Governo do Estado e da Secretaria de Transportes em prol da melhoria na qualidade do serviço de transportes para a população do Grande Rio. A fábrica será construída em um terreno de 32 mil metros quadrados no bairro de Deodoro.

Assim como os 90 trens já comprados pelo Governo do Estado, os novos 20 trens contarão com design inovador, ar-condicionado, passagem interna entre os vagões, sistema que não permitirá a abertura de portas durante as viagens, TVs e painéis de LED, mapa de linhas digital e capacidade para transportar até 250 passageiros por composição. No total, serão disponibilizados 20 mil lugares a mais para os usuários dos trens.

Além de representar um avanço para o sistema de transportes, a construção da fábrica representa também uma oportunidade de trabalho, já que na fase de construção da fábrica, no primeiro semestre de 2013, serão gerados 70 empregos diretos. Já para a construção dos 20 novos trens serão criados 50 empregos diretos e 150 indiretos.

Fonte: Secretaria de Estado de Transportes – SETRANS, 03/12/2012

A AENFER, convidada para o evento, esteve representada pelo diretor Administrativo Luiz Euler.

Rolar para cima