Imagine ir do Rio de Janeiro a Recife (Pernambuco) em apenas oito horas, em vez das mais de 24 horas que a viagem leva normalmente. É como se sentiram, ontem, os passageiros que inauguraram a mais longa ferrovia de trem-bala do mundo, na China. O percurso — da capital, Pequim, à cidade mais próspera do sul do país, Cantão — tem 2.298 quilômetros e foi feito com velocidade média de 300 quilômetros por hora.
Após uma cerimônia com autoridades estatais, o primeiro trem-bala que cobre o trajeto partiu às 9h locais (23h de terça-feira em Brasília) da Estação Oeste de Pequim, e uma hora depois aconteceu a viagem inaugural no sentido contrário.
O primeiro trem-bala Pequim-Cantão cobriu o percurso em 7 horas e 59 minutos, enquanto jornalistas chineses a bordo do que partiu de Cantão relataram uma hora de atraso, aparentemente por causa da neve e do gelo nos trilhos de um dos trechos, que fizeram com que os condutores reduzissem um pouco a velocidade.
Os trens mais rápidos da linha cobrirão o trajeto em menos de 8 horas, frente às mais de 20 dos modelos convencionais. A ferrovia passa por seis províncias nas quais vivem cerca de 600 milhões de pessoas — quase a metade da população nacional. Os bilhetes custarão 700 ou 800 iuanes (R$ 229 ou R$ 262) para a classe turística, ou o dobro nos vagões de luxo, um preço que para muitos chineses continua sendo elevado, e pouco competitivo em relação ao dos aviões.
A inauguração coincidiu com o 119º aniversário do nascimento de Mao Tsé-tung, o que mostra a importância que o regime dá à obra.
Fonte: Jornal O Dia, 27/12/2012