Passageiro é empurrado no MetroRio

Um vídeo postado na internet feito por um cinegrafista amador mostra um passageiro sendo empurrado por funcionários para dentro de um metrô lotado no fim da tarde desta quarta-feira (9) (assista ao vídeo no YouTube). O Metrô Rio, concessionária responsável pelo transporte, informou que o episódio aconteceu na estação Presidente Vargas por volta das 18h30 e que o trem ficou parado por dois minutos na plataforma.

As imagens mostram dois funcionários empurrando o passageiro para dentro do trem. Como a composição estava lotada, um terceiro empregado do metrô, um segurança, aparece para forçar a entrada do passageiro até a porta se fechar.

Em nota, o Metrô Rio informou que os funcionários pediram ao homem para se retirar, pois não havia espaço para ele na composição. O usuário teria se negado a sair e os funcionários tentaram espremê-lo para dentro da composição. De acordo com a concessionária, foi o “último recurso” para que o trem pudesse seguir viagem. As portas dos outros vagões já estavam fechadas.

Três estações fecham

A circulação do metrô ficou paralisada por trinta minutos entre as estações Saens Peña e Afonso Pena, por volta das 17h de quarta, devido à queda de um passageiro nos trilhos. Segundo o Metrô Rio, o ocorrido refletiu na fluidez das viagens e causou superlotação nas composições, como é possível ver no vídeo.

RF – Leia na íntegra a nota enviada pelo MetrôRio à Revista Ferroviária:

“Sobre o vídeo compartilhado esta manhã nas redes sociais envolvendo o embarque em uma de suas estações, o MetrôRio esclarece:

– O episódio ocorreu às 18h38 de ontem (09/01) na Estação Presidente Vargas. O trem apresentava lotação acima do normal como reflexo do incidente ocorrido na Estação Saens Peña que paralisou três estações da Linha 1, após a queda de um passageiro que se jogou de forma proposital na via.

– Todas as portas da composição já estavam fechadas, à exceção da que aparece no vídeo e que estava obstruída por um passageiro que insistia em embarcar, mesmo sem haver espaço físico adequado para ele dentro da composição.

– Por conta dessa obstrução, o trem ficou parado na plataforma por dois minutos – tempo demasiado e que poderia comprometer a fluidez da operação.

– Em situações assim, os passageiros são orientados pelos agentes do MetrôRio a desembarcar e viajar na composição seguinte.

– Diante da insistência do passageiro em embarcar, o procedimento adotado pelo agente de segurança foi o último recurso para que o trem fosse liberado já que, com ele parado, a circulação das linhas 1 e 2 seriam interrompidas em pleno horário de pico.

– Os seguranças do MetrôRio são treinados e instruídos para orientar os passageiros durante o embarque. A Concessionária reitera que, em todos os trens, através de avisos sonoros e visuais, os passageiros são orientados a não viajarem próximos às portas e a respeitar os avisos de fechamento dos carros, a fim de não comprometer a operação e a fluidez do serviço.”

Fonte: G1 e Revista Ferroviária, 10/01/2013

Rolar para cima