Viagem nos trens do Brasil

A TV Brasil apresentou nesta quinta-feira, 10 de janeiro, no programa “Caminhos da Reportagem”,  uma reportagem sobre os Trens do Brasil, documentário premiado pela ANTF – Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários.

A repórter Katiuscia Neri percorreu os trilhos cheios de histórias, paixões, paisagens e problemas, onde até as engrenagens emperram. Essa jornada procura mostrar a realidade das ferrovias, desde a busca da produtividade, os avanços e o mercado de trabalho, até os problemas que impedem o crescimento.

Já se foram 158 anos desde que a primeira ferrovia foi inaugurada e, mesmo depois de todo esse tempo, o Brasil ainda não é um país que anda nos trilhos. A china já possui quase 10 mil km de Trens de Alta Velocidade.

O programa conta, também,  a história da grande dama de ferro, a Maria Fumaça, que viveu a decadência, após anos transportando riquezas como o café. E ainda vai saber como as linhas ferroviárias perderam espaço para as rodovias mas ganharam uma luz no fim do túnel com a construção da Transnordestina.

No programa mostra algumas viagem nos raros trens de passageiros que ainda sobrevivem, que é  caso do Victoria-Minas,  o trem da Serra do Mar, entre Curitiba e Paranaguá, a bitolinha entre Tiradentes e S. J. Del Rei, e outros.

Foram mostradas  as mini-ferrovias e maquetes construídas nos mínimos detalhes pelos apaixonados pelo ferreomodelismo,

Merece destaque o cuidado da produção em fazer algumas as tomadas na 1a. ferrovia do Brasil, em Guia de Pacobaia/Magé, e também porque recorreu à algumas personalidades ligadas ao “Povo dos Trilhos” (Manoel Monachesi, Rubem Ladeira, e outros) para enriquecer a matéria.

Reveja o programa acessando:

http://tvbrasil.ebc.com.br/caminhosdareportagem/episodio/trens-do-brasil

Boa viagem

1 comentário em “Viagem nos trens do Brasil”

  1. Pingback: youtube automation niches

Deixe um comentário

Rolar para cima