Faleceu o engenheiro Américo Maia

É com muito pesar que a AENFER informa que o engenheiro Américo Maia Vasconcellos Neto faleceu no dia de ontem (29/01/2013).  Américo Maia era ex-presidente da CBTU, ex- diretor da RFFSA e associado da AENFER .

Brilhante profissional, Américo Maia teve uma carreira admirada e respeitada por muitos colegas. Em 2002, o engenheiro foi homenageado na AENFER com a Condecoração Engenheiro Paulo de Frontin, prêmio dedicado aos profissionais que trabalharam ou trabalham em favor da ferrovia. Ele deixou registrado um depoimento no dia 18 de outubro de 2006 ao participar do projeto História Oral, que tem como objetivo resgatar a história de profissionais da área ferroviária. Com uma gravação que durou mais de duas horas, Américo Maia falou de suas experiências e desafios. Lembrou que chegou a ser expulso de uma reunião de trabalho por defender o cumprimento integral de qualidade dos trabalhadores. Com essa atitude, perdeu o emprego. Disse que recebeu missões importantes e difíceis na época em que era diretor da extinta RFFSA. Uma delas foi coordenar a Política de Controle de Processos de Automoção no Ministério dos Transportes, época do governo Figueiredo. Em prosseguimento ao seu depoimento, fez questão de registrar que durante sua trajetória ganhou amigos importantes.  Naquele dia, muitos deles compareceram à gravação e tiveram a chance de também deixar registrado o carinho e respeito por esse profissional que nos deixou. Para o ex-presidente da AENFER Agostinho Coelho Silva, Trabalhar com o engenheiro Américo Maia foi um privilégio. Ser chefiado por ele foi uma honra.

Consternados com a perda, vários amigos deixaram registrados esse momento de dor.

Considero uma grande perda, pois eu lhe dedicava, e era correspondido, uma grande amizade e agradecimentos pela sua defesa a meu favor quando estive em grandes apuros, por ocasião da minha passagem pela Superintendência Regional Salvador!.

Afetuoso abraço do Eng. Walter Gêd  – ex-presidente da AEAG

Lamento profundamente o falecimento do Dr. Américo. O ano de 2013 começou mau com a perda desse grande ferroviário e meu mentor pessoal, que junto com o Dr. Fernando Limeira foram porta-vozes dos convites para que eu assumisse cargos tanto na RFFSA quanto na CBTU, respectivamnete. Terminamos 2012 com a perda do Prof. Victor e começamos 2013 desta forma. Haja coragem para continuarmos a luta dos ferroviários, modo de transporte que ainda não alcançou seu lugar na fatia de repartição intermodal de transportes do BRASIL.

Meus sentimentos sinceros à familia do Dr. Américo

Atenciosamente,

Eng. Sergio Iaccarino – Especialista em Infraestrutra Sênior

Secretaria de Fomento para as Açoes de Transportes – SFAT

Departamento da Marinha Mercante – DMM

Rolar para cima