Passageiros tiveram que caminhar pela via após falha no sistema do ramal de Japeri, próximo à estação de Austin, na Baixada Fluminense (RJ), na manhã desta quarta-feira (20). O analista de sistemas Bruno Guimarães estava em um dos trens e conta que os passageiros ficaram presos por aproximadamente 40 minutos antes de descer dos vagões.
O leitor conta que, durante o tempo em que o trem permaneceu parado, as portas estavam fechadas e o ar condicionado, desligado. “Algumas pessoas passaram mal e não tinham como sair do trem”, relata. Guimarães diz que a informação de que havia um problema técnico foi passada aos passageiros apenas 40 minutos após a parada do trem, momentos antes de as portas serem abertas.
Após a abertura, os passageiros começaram a descer por conta própria, segundo o leitor. “Eu fiquei lá um tempo para ver se o trem ainda iria sair. Mas estava demorando muito, acabei pulando e fui [andando] até a estação.” Guimarães ressalta que a estação estava “bem próxima”, a aproximadamente “um minuto de caminhada”.
Nota da Redação: A assessoria da Supervia afirma que “o trem ficou parado por cerca de 20 minutos” e que o problema ocorreu às 7h06 desta quarta. “Às 7h23 os passageiros de um dos trens, que estava a três metros da plataforma da estação Austin, foram orientados a desembarcar na via com auxílio dos agentes e seguir até a plataforma da estação”.
A empresa afirma que a falta de energia foi o motivo para que o ar condicionado, o sistema de mecanismo de portas e o sistema de áudio que informa os passageiros não funcionassem. “Não foi necessário interromper a circulação de trens. A equipe técnica da SuperVia, assim que identificada a falha no fornecimento de energia, imediatamente foi acionada e o sistema restabelecido, às 8h05. Três trens que circulavam no trecho tiveram as viagens interrompidas”, disse a empresa.
Fonte: G1 Rio, 20/02/2013