As estações Cantagalo, em Copacabana, e General Osório, em Ipanema, zona sul do Rio, serão fechadas para obras da linha 4 do Metrô (Ipanema–Barra da Tijuca) a partir de sábado (23). A Cantagalo não vai operar por 15 dias e a General Osório, por dez meses.
Isso significa que 45 mil pessoas que usam esse transporte terão de mudar a rotina de ida e volta. O aviso da interdição foi feito a menos de 48 horas do fechamento.
A nova linha irá beneficiar mais de 300 mil passageiros por dia. A linha deve funcionar com toda sua capacidade a partir de 2016. Uma nova plataforma na estação General Osório vai aumentar a capacidade da estação e fazer a conexão entre as linhas 1 e 4, para que passageiros não tenham que trocar de trem na viagem da Barra até Ipanema. As obras também vão fazer a ligação da plataforma com o túnel das linhas 1 e 2 do metrô.
No período das obras, o Metrô na Superfície, que sai da estação General Osório, em direção à Gávea, e a linha de ônibus 525 (Barra Expresso) vão partir da estação Siqueira Campos. Os pontos de parada das linhas não serão alterados, assim como também na extensão Botafogo-Gávea.
Após uma fase de testes, em março, a estação Cantagalo vai realizar viagens do local até Siqueira Campos. Para seguir até a zona norte, será necessário desembarcar na Siqueira Campos e trocar de trem até que as obras na estação General Osório fiquem concluídas.
Também haverá mudanças na ciclovia da rua Figueiredo de Magalhães, em Copacabana, sendo proibido estacionar a partir do sábado na rua Siqueira Campos, no trecho entre as ruas Joseph Bloch e Tonelero.
Fontes: R7 e Extra, 22/02/2013