11/04/2013 – Palestra Técnica na AENFER

A AENFER convidou no dia 11 de abril o engenheiro do Metrô Rio Carlos Eduardo Sanches de Andrade para participar do Ciclo de Palestras Técnicas.

O engenheiro que é da Coordenação de Planejamento de Transportes daquela empresa trouxe o tema: Avaliação de Desempenho em Sistemas Ferroviários.

Em sua abordagem, ele mostrou que existem modelos de avaliação de desempenho aplicáveis e que o Metrô Rio está começando a implantar esse tipo de sistema. No trabalho apresentado ele mostrou a relação dos atributos dos sistemas metroferroviários como disponibilidade, tempo, conforto, segurança, confiabilidade, desempenho econômico, estética e aparência.

O palestrante informou que o governo formula os indicadores e conceito de metodologia, define metas onde a concessionária deve cumprir e manter a base de dados, comprovar e registrar.

– Como operador, sei que o cliente espera um nível de serviço nota 8. O objetivo da empresa é dar uma melhoria contínua e estar sempre se adequando à necessidade do cliente – disse Carlos Eduardo.

Ele explicou que a Agência Reguladora de Serviços Públicos (Agetransp) controla e fiscaliza esses resultados com quatro indicadores de desempenho operacional constantes no contrato de concessão, onde a empresa é obrigada a atingir metas estabelecidas pelo governo. Caso não se atinja essas metas, a concessionária pode sofrer uma advertência por escrito, depois uma multa contratual e até mesmo a perda da concessão em caso de reincidência.

Duas vezes por ano, segundo o engenheiro, é feita uma pesquisa diretamente com os clientes do Metrô para que eles avaliem o desempenho da empresa, se o sistema atende as necessidades de transporte e qual o nível de qualidade.

Acabar com os atrasos, aumentar a velocidade dos trens, colocar mais trens em horários de pico, diminuir o intervalo entre os trens foram as principais reivindicações dos passageiros que utilizam o Metrô regularmente.

Após sua apresentação foi aberto debate onde o público participou com perguntas ao palestrante que respondeu e ouviu sugestões dos engenheiros e convidados presentes.

O presidente da AENFER Luiz Lourenço de Oliveira agradeceu a participação do palestrante e de todos que acompanharam o trabalho apresentado.

Carlos Eduardo Sanches de Andrade é mestre em Engenharia de Transportes – COPPE/UFRJ e há 10 anos trabalha no Metrô Rio, com experiência nas áreas de Engenharia de Manutenção/ Segurança Operacional e Estações.

Atualmente trabalha dentro da Gerência de Inteligência de Mercado na Coordenação de Planejamento de Transportes, no cargo de engenheiro II.

2 comentários em “11/04/2013 – Palestra Técnica na AENFER”

  1. Pingback: bonanza178

  2. Pingback: Get More Information

Deixe um comentário

Rolar para cima