Superlotação faz passageiro cair de trem

Devido à superlotação de um trem do ramal de Santa Cruz, que seguia no  sentido Central do Brasil, na manhã desta sexta-feira, um passageiro, ainda não  identificado, caiu da composição, entre as estações da Vila Militar e de  Deodoro. Segundo testemunhas, os vagões estavam com as portas abertas. A  SuperVia confirmou o acidente, mas não informou a identificação do passageiro.  Ele foi levado para o Hospital estadual Albert Schweitzer, em Realengo. Ainda  não há informações sobre o estado de saúde dele.

Os ramais da SuperVia operaram com atrasos durante toda a manhã desta  sexta-feira, de acordo com concessionária, o problema foi reflexo do  descarrilamento de um trem que seguia da Central do Brasil para Santa Cruz, por  volta das 21h50m desta quinta-feira. Segundo a concessionária, a a circulação  dos ramais Japeri, Santa Cruz e Deodoro foi normalizada às 12h32 desta  sexta-feira. A estação Praça da Bandeira também foi reaberta.

Mais cedo, os trens do ramal de Deodoro só circulavam até a estação São  Cristóvão. As pessoas que desejavam seguir até a Central do Brasil precisavam  trocar de composições. Os passageiros eram avisados pelo sistema de áudio das  estações. A estação Praça da Bandeira permaneceu fechada para embarque e  desembarque devido à manutenção na via nas proximidades da Central do Brasil.

No começo da manhã, os intervalos chegaram até 30 minutos em todas as  estações, segundo a SuperVia. No entanto, houve relatos de que os atrasos nos  intervalos foram bem maiores. O leitor Vagner Zampieri afirmou que os trens  diretos estavam demorando de 40 a 50 minutos, de Madureira ao Centro.

Devido à superlotação de um trem do ramal de Santa Cruz, que seguia no  sentido Central do Brasil, na manhã desta sexta-feira, um passageiro, ainda não  identificado, caiu da composição, entre as estações da Vila Militar e de  Deodoro. Segundo testemunhas, os vagões estavam com as portas abertas, quando o  homem caiu. A SuperVia confirmou o acidente. Ainda não há informações sobre o  estado de saúde do passageiro.

A Agetransp informou, em nota, na manhã desta sexta-feira que instaurou  boletim de ocorrência para investigar o descarrilamento. Segundo a agência, por  causa do acidente, há somente uma via para entrada e saída de composições, e por  isso, a grade de horários está irregular. Segundo a Agentransp, o gerente da  Câmara Técnica de Transportes da Agetransp, José Luiz Lopes, está em reunião com  representantes da SuperVia para pedir esclarecimentos sobre o  descarrilamento.

Atrasos também no Metrô

Um problema técnico em um trem do metrô na Estação Presidente Vargas provocou  atrasos na circulação das linhas 1 e 2 no sentido Zona Sul. Segundo passageiros,  a composição chegou a ficar parada por cerca de 15 minutos. A concessionária  MetrôRio informou que os passageiros já desembarcaram do metrô que apresentou  problemas, que foi levado para manutenção, e embarcaram no trem seguinte. De  acordo com a concessionária a circulação já está em processo de  normalização.

Descarrilamento perto da Central

Na noite desta quinta-feira, após o descarrilamento a 700 metros da estação  Central do Brasil, os passageiros tiveram que desembarcar e seguiram pela linha  férrea de volta ao prédio da Central. A circulação dos trens ficou  temporariamente paralisada. Houve pânico no momento em que os usuários tentavam  sair dos vagões, pois muitos disseram que não conseguiam. De acordo com a  SuperVia, os cerca de 400 passageiros que estavam na composição, embarcaram em  outro trem que saiu por volta das 23h da estação terminal.

A empresa informou que após o acidente, o equipamento que faz a ligação entre  o trem e a rede aérea foi danificado e sofreu curto de energia, e que técnicos  da concessionária realizaram os primeiros reparos para liberar a linha e  minimizar o impacto na circulação de trens. Foi o terceiro caso em uma  semana.

Na semana passada, um trem que também seguia da Central do Brasil para Santa  Cruz descarrilou a 400 metros da estação. Na ocasião, a concessionária Supervia  afirmou que as linhas também precisaram ser temporariamente paralisadas. Os  passageiros tiveram que desembarcar e caminhar pela linha férrea, e a venda dos  bilhetes foi suspensa por 20 minutos na Central do Brasil.

Menos de 24 horas antes um outro trem descarrilou a cerca de 500 metros da  estação da Central do Brasil, pouco depois de a composição iniciar viagem para  Santa Cruz. Segundo a concessionária, ninguém se feriu. Os passageiros teriam  sido informados do problema pelo sistema de áudio e, com auxílio de agentes  ferroviários, desembarcaram na via e seguiram a pé até a plataforma da estação  Central do Brasil.

Mas ao contrário do que informou a concessionária, os passageiros do trem  vindo de Santa Cruz disseram que ficaram por cerca de uma hora dentro do trem.  Bastante nervosa e preocupada com a demora, uma passageira abriu a porta de um  dos vagões e conseguiu sair. Neste momento, o maquinista apareceu e pediu calma.  Em seguida, as portas foram abertas para dos demais passageiros. Após caminharem  até a estação, houve um princípio de tumulto. Usuários aguardavam a saída de  trens, que ficou interrompida das 19h30m às 21h. Por causa do problema, os trens  dos ramais Santa Cruz, Japeri, Belford Roxo e Saracuruna ficaram com intervalos  irregulares. Técnicos da Supervia já estavam no local para fazer os devidos  reparos e liberar a linha.

Fonte: O Globo, 12/04/2013 

Deixe um comentário

Rolar para cima