O edital para o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) da Ferrovia da Integração, também conhecida como Ferrovia do Frango e que deve cortar Santa Catarina de Leste a Oeste, será assinado na próxima sexta-feira em Chapecó.
Marcada para ter início às 16h, na Associação Comercial e Industrial de Chapecó, a cerimônia de lançamento realizada pela Valec terá a presença do Ministro dos Transportes, César Borges, e da ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti.
As lideranças catarinenses estimam que a ferrovia reduzirá o custo do transporte em 40% e deverá melhorar a competitividade da indústria local.
De acordo com o presidente da Frente Parlamentar Mista das Ferrovias, Pedro Uczai (PT), o estudo deve contemplar o trajeto Dionísio Cerqueira, Chapecó, Itajaí, cuja proposta vem sendo construída politicamente.
A expectativa do deputado é que, junto com o estudo, seja lançado o edital também para o projeto básico, o que diminuiria o prazo de conclusão para em torno de um ano e meio, metade do tempo previsto para realizar a licitação separadamente.
Já existem R$ 64 milhões previstos pelo PAC, valor que permitiria a realização de ambos os editais. Só o estudo custaria R$ 7,9 milhões. Depois, com o estudo e o projeto devidamente concluídos, a obra em si será licitada.
Cronograma começou com atraso
Apesar do anúncio de que o edital para o EVTEA será assinado sexta-feira, o cronograma previsto para a realização da obra começou com atraso. O lançamento estava previsto para a última segunda-feira, mas foi adiado.
Apesar do atraso, Uczai acredita que a data para a divulgação da empresa vencedora deve permanecer a mesma, no dia 28 de julho.
Fonte: Diário Catarinense, 10/05/2013