Empresas de sete países já demonstraram interesse em participar da construção e operação do Trem de Alta Velocidade (TAV), o trem-bala, que ligará o Rio a Campinas (SP), passando pela capital paulista. Companhias do Japão, Alemanha, Espanha, França, Coreia do Sul, Canadá e Itália compareceram à audiência pública que aconteceu no início do ano na BM&F Bovespa para tirar dúvidas sobre o edital.
A expectativa dos especialistas, no entanto, é de que um número menor de companhias com experiência no setor forme os consórcios e apresente propostas. Entre elas, as francesas Alstom e SNCF (sigla, em francês, para Société Nationale des Chemins de fer Français); a japonesa Mitsui; Bombardier, do Canadá, e a alemã Siemens.
A Siemens e a Alstom já atuam no Brasil na área de trilhos. A alemã foi responsável pela implantação da linha 4, a amarela, do metrô de São Paulo — a única sem maquinista na América do Sul. A Alstom também acumula experiência na rede metroviária paulista e carioca.
Ainda não se sabe quais delas realmente apresentarão propostas firmes na licitação, prevista para o dia 19 de setembro. Uma das exigências da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) é de que a tecnologia a ser utilizada pelo trem-bala seja certificada e que já esteja em operação antes da assinatura do contrato, previsto para 27 de fevereiro de 2014. A expectativa é que os consórcios apresentem propostas para modelos de trens de alta velocidade, com tecnologia de rodas sobre trilhos.
Fonte: IG – Economia, 16/07/2013