Os VLTs, Veículos Leves sobre Trilhos, são uma ótima opção para as cidades com uma demanda alta de passageiros, onde as linhas de ônibus não são suficientes para atender a população. Além de vantagens como menor poluição do ar e menor número de veículo nas ruas, os defensores do modal afirmam que os VLTs transportam mais pessoas com maior rapidez. O presidente da Metrofor, Rômulo Fortes, aprova a adoção dos VLTs ao invés de BRTs, “pra mim BRTs são ônibus que querem virar trens”.
No Brasil existem projetos de VLTs já em operação como o do Cariri, no Ceará, que liga as cidades de Juazeiro do Norte e Crato em uma via de 13,3 quilômetros, e o de Maceió, operado na linha diesel da CBTU. O VLT do Cariri foi o primeiro sistema a entrar em operação e conta com três veículos, com capacidade para 330 passageiros, adquiridos pelo governo do estado por R$ 30 milhões. A via utiliza uma linha que pertencia a Transnordestina. O VLT está em operação desde 2009.
VLT da Baixada Santista
O VLT da Baixada Santista está em obras e ligará o terminal de Barreiros ao porto de Santos, por uma linha de 19,1 quilômetros de extensão. A licitação do VLT foi dividida em dois lotes. O primeiro vai do terminal de Barreiros a estação Conselheiro Nébias, com 9,5 quilômetros e 13 estações, a obra está orçada em R$ 318 milhões. O lote 2 inclui o término da linha até o porto e um ramal até a região do Valongo, com 9,6 quilômetros e 14 estações, a obra está orçada em R$ 250 milhões. Além do valor da obra também se deve incluir custo do material rodante (R$ 209 milhões) e os sistemas (R$ 123 milhões).
As obras do lote 1 já foram iniciadas e o primeiro veículo tem previsão de chegada para junho de 2014. Os veículos terão capacidade para 400 pessoas (56 sentadas, 340 de pé, dois bancos para obesos e dois espaços para cadeirantes).
VLT de Cuiabá
Na região Centro-Oeste existe uma “pressão” maior para o VLT, este tem que ser entregue antes da Copa do Mundo de 2014, que acontecerá nos meses de junho e julho do ano que vem. Segundo Maurício Guimarães, Secretário Extraordinário da Copa de 2014, é difícil lidar com essa pressão, mas ao mesmo tempo ela faz com que o projeto ande mais rápido. De acordo com o secretário, tudo deve estar pronto para a entre em março de 2014, para que sejam feitos os testes necessários para a operação comercial.
O VLT de Cuiabá é dividido em duas linhas. A linha 1 (Varzea Grande-CPA) ligará o Terminal aeroporto, em Varzea Grande, ao Terminal da CPA 1 em Cuiabá. São 15 quilômetros de via divididos em 22 estações. A Linha 2 (Centro-Coxipó) ligará p centro de Cuiabá até o terminal de Coxipó. São 7,1 quilômetros de linha (mais 2,5 coincidentes com a linha 1) divididos entre 11 estações.
O VLT prevê um sistema com 40 composições de 44 metros cada. Cada uma destas composições comporta até 400 passageiros. O intervalo entre os trens será de 3,9 minutos. O material rodante será elétrico e fornecido pela espanhola CAF. O secretário, Mauricio Guimarães, informa que em dezembro deste ano todos os carros já estarão prontos e serão transportados para o Brasil.
Fonte: Revista Ferroviária, 16/09/2013
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