Terminal privado investe R$ 9,3 mi na Ferroeste

Está entrando em operação mais um terminal privado no anexo da unidade ferroviária da Ferroeste em Guarapuava. O projeto da Lustoza Agrologística exigirá recursos de R$ 9,3 milhões e parte da obra, no valor de R$ 1,3 milhão, inclusive o ramal ferroviário, já está pronta. “É mais um cliente transportando por ferrovia”, disse o presidente da Ferroeste, João Vicente Bresolin Araujo. “A capacidade de estocagem de grãos será de 25,2 mil toneladas quando o empreendimento estiver concluído em 2016”, informou.

A partir de agora o terminal da Lustoza Agrologística deixa de ser apenas uma área de transbordo rodoviário e passa a ser também um terminal de cargas ferroviárias, “integrando, assim, o complexo logístico da Ferroeste em Guarapuava”, explica o engenheiro Rodrigo César de Oliveira, diretor de produção da ferrovia.

Economia de tempo

A obra, construída com capital privado, faz parte da reestruturação das operações no pátio ferroviário de Guarapuava. A construção do novo ramal permite um ganho no giro das locomotivas no retorno a Cascavel.

“Esse projeto representa um ganho significativo para nossa operação”, observa Oliveira. “Antes, para fazer o giro, nossos trens tinham que se deslocar dez quilômetros fora do pátio de manobras”. Segundo ele, isso representa “uma economia média de uma hora no ciclo de locomotivas”.

Investimentos

Até agora foram investidos aproximadamente R$ 3 milhões no projeto, que contempla o ramal de 500 metros, dois silos para 3.600 toneladas e duas moegas, elevadores, balança, escritórios e pavimentação.

No prazo de dois meses serão concluídos os investimentos de outros R$ 2,6 milhões na segunda parte do projeto. Devem estar concluídos mais três silos para 10.800 toneladas e uma tulha de 160 toneladas. Também estará pronta a instalação de uma correia transportadora de grãos com a extensão de 80 metros, além de moega e balança rodoferroviária (R$ 420 mil).

Até 2016, serão implantados mais três silos com capacidade total de 10.800 toneladas. A previsão é construir um barracão de 3.500 m² para descarga e um pátio de 47.000m² para contêineres². O total do investimento nesta terceira fase é de R$ 4 milhões.

Cotriguaçu

No primeiro trimestre deste ano, outro grande projeto já havia sido inaugurado no Terminal de Cascavel. A Cotriguaçu investiu R$ 40 milhões na primeira fase de seu terminal. A execução do ramal ferroviário, que faz parte do projeto, contou com know how e assessoria da Ferroeste. O investimento no ramal, que tem capacidade de carga de até 80 contêineres por dia, foi de R$ 425,5 mil.

Quando o projeto da Cotriguaçu estiver concluído aproximadamente R$ 200 milhões terão sido investidos. A primeira etapa do terminal gerou 90 empregos diretos e 280 indiretos. A obra da Cotriguaçu (Coopavel, C. Vale, Copacol e Lar) é a primeira etapa de um dos maiores projetos logísticos de armazenamento e transporte de cargas frigorificadas e contêineres do país.

Fonte: Ferroeste, 04/10/2013

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