Nota de falecimento do engº Renê Schoppa

A AENFER informa com muito pesar o falecimento do associado Renê Fernandes Schoppa ocorrido dia 11 de outubro.

Schoppa nasceu em Curitiba no dia 27 de janeiro de 1934. Em 1958 foi admitido como estudante estagiário nas oficinas da então Rede de Viação Paraná-Santa Catarina.

Em 1959 concluiu o curso de Engenharia Civil da Escola de Engenharia da Universidade Federal do Paraná e no ano seguinte ingressou no quadro de engenheiros daquela unidade de operação da Rede Ferroviária criada no ano anterior.

Trabalhou durante oito anos na ex-RVPSC como engenheiro auxiliar de tração e do movimento nos quatro distritos de transporte: Ourinho, Porto União, Curitiba e Ponta Grossa.

Em 1966 foi transferido para a Administração Geral da RFFSA, exercendo o cargo de Assistente Técnico da Superintendência Comercial e chefe do Departamento Comercial. Em 1975 foi designado diretor Comercial da RFFSA e em 1980 diretor de Operações que exerceu até 1985.

Já aposentado, foi nomeado diretor da CBTU que exerceu até 1989.

Autor de cinco obras sobre ferrovia e ferroviarismo, foi um verdadeiro entusiasta pela preservação da memória ferroviária brasileira.

 

Em 2010 Renê Schoppa recebeu a homenagem oferecida pela AENFER, a Condecoração Engenheiro Paulo de Frontin pelos seus relevantes serviços e defesa pela ferrovia nacional.

O sepultamento ocorreu no cemitério Água Verde em Curitiba, dia 12 de outubro.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima