13/11/2013 – Debate no Clube de Engenharia

Especialistas e profissionais envolvidos em questões de mobilidade urbana participam de debate sobre Planejamento da Expansão do Metrô do Rio

 

O Clube de Engenharia, com o apoio da Associação de Engenheiros Ferroviários – AENFER e da Associação Brasileira de Geologia de Engenharia e Ambiental ABGE realizou no dia 13 de novembro um debate sobre Planejamento da Expansão do Metrô no Estado do Rio de Janeiro – primeira abordagem técnica sobre questões geológico-geotécnicas, urbanísticas, ambientais, de custos e prazos.

 

Antes do debate, engenheiros e profissionais envolvidos em questões de mobilidade urbana foram convidados a fazer uma exposição sobre o assunto proposto, tendo como foco principal o transporte sobre trilhos.

 

O engenheiro de Transportes da Coppe/UFRJ Fernando Mac Dowell iniciou a primeira rodada da exposição apontando questões importantes sobre possibilidades de um melhor funcionamento para o Metrô do Rio e do projeto da linha 3, trecho Niterói – Alcântara.

 

O jornalista Guina Ramos deu sua sugestão e apresentou um projeto sobre o Metrô na Barra da Tijuca e ao que ele chama de linha N, criando conexões que passariam pela Rodoviária, São Cristóvão, fazendo uma conexão com a linha 2 e a SuperVia.

 

Consultor da área de transporte público o engenheiro Miguel Bahury, que faz parte do movimento “O Metrô que o Rio Precisa” apresentou propostas de expansão da linha 4 do Metrô – ligação Barra-Centro e suas alternativas.

 

Responsável pelo movimento “Eu também quero uma estação de Metrô”, o geólogo Newton Carvalho também apresentou suas ideias sobre a linha 4 alternativa W (do Centro para a Barra, Jacarepaguá e Realengo, pela rocha).

 

A última exposição apresentada foi dos estudantes de Engenharia Pedro Geaquinto e Rodrigo Sampaio, criadores do projeto “Quero Metrô”. A proposta levantada pelos estudantes é da criação de cerca de 315 estações distribuídas em 12 linhas com sete delas completamente novas.

 

Ao final das apresentações foi realizado um debate sobre os assuntos abordados. A mesa foi composta pela Ignez Barreto (Projeto de Segurança de Ipanema – PSI), o engenheiro Mello Franco (Comitê Brasileiro de Túneis – CBT/ABMS) e o ambientalista Sérgio Ricardo (do Fórum de Mobilidade Urbana – RJ).

 

Estiveram também presentes representantes de entidades, o presidente da Aenfer Luiz Euler e Willian de Aquino da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP).

 

 

 

 

 

 

2 comentários em “13/11/2013 – Debate no Clube de Engenharia”

  1. Pingback: superkaya88

  2. Pingback: trustbet

Deixe um comentário

Rolar para cima