NT: Investimentos em SP e RJ

No último dia da feira Negócios nos Trilhos 2013, nesta quinta-feira (07/11), durante a palestra “Cenário atual e políticas para o desenvolvimento de transportes de passageiros”, o secretário de Transportes Metropolitanos de São Paulo, Jurandir Fernandes, falou sobre a expansão da malha metroferroviária paulista. “São Paulo está realizando atualmente quatro obras ao mesmo tempo no metrô. São mais 55 quilômetros divididos entre a Linha 4, 5, 15 e 17”.

Além disso, no próximo ano iniciam as obras da Linha 6-Laranja, com 15 quilômetros. Na última quarta-feira (06/11) foi finalizada a licitação da PPP da Linha 6-Laranja. O consórcio Move São Paulo, formado pelas empresas Odebrecht Transport, Queiroz Galvão, UTC participações e Eco Realty, foi o vencedor da licitação e irá construir, manter  e operar a linha.

O secretário disse que foi uma surpresa haver somente uma proposta, mas que as empresas no final acabaram ponderando que se unirem para fazer o projeto junto, pois é um projeto de alto custo, são quase R$ 10 bilhões. “Cada grupo deve ter analisada a necessidade de se juntar, com isso não houve concorrência, mas é uma demonstração de que não é fácil encontrar investidores aptos para um investimento como esse”, disse o secretário.

Fernandes destacou que o importante é que está consolidado, e que a Linha 6 será uma realidade em poucos anos. “É uma PPP integral, em que o consórcio fará toda a parte de obras civis, sinalização, energia, comunicação, material rodante e operação, e isso vai fazer com que nós captemos a gestão privada para esse desenvolvimento todo, vamos tocar sete obras ao mesmo tempo daqui a pouco e ficaria muito fazermos tudo isso sozinhos”, concluiu o secretário.

O subsecretário de transportes do Rio de Janeiro, Delmo Pinho, falou sobre o bom momento que o estado passa no desenvolvimento do transporte de passageiros e que em 60 dias estará concluído e entregue ao TCU o Plano Diretor de Transportes do Rio de Janeiro.

Pinho se mostrou preocupado com o vertiginoso aumento no numero de automóveis na cidade e disse que apesar do bom aumento do número do transporte público no estado, uma pesquisa feita pela UFRJ demonstra que o número de veículos pessoais cresceu o dobro.

José Geraldo Baião, presidente da Aeamesp, também se mostrou preocupado com os números e disse que São Paulo está entre as 10 maiores áreas metropolitanas do mundo com uma grande deficiência em transporte público, mas que mesmo assim vemos muito incentivo ao uso e aquisição do transporte individual.

Fonte: Revista Ferroviária, 08/11/2013

Deixe um comentário

Rolar para cima