Baptista deixa a Transnordestina

O presidente da Transnordestina, Angelo Baptista, renunciou ao cargo na última sexta-feira (24/01). Ele estava à frente da ferrovia desde outubro de 2012, quando assumiu o lugar Tufi Daher Filho, que foi para a diretoria da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), controladora da Transnordestina.

“A minha saída se deu por várias razões. Foi um processo tranquilo, natural, uma decisão pessoal e madura. Cumpri um ciclo”, disse Baptista à Revista Ferroviária, sem entrar em detalhes sobre sua saída da empresa.  Segundo o executivo, ele está avaliando algumas propostas e ainda não sabe se continuará no setor ferroviário: “É certo que continuarei na área de logística”.

Em maio de 2013, Baptista foi eleito presidente do Conselho da Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF), no lugar de Eduardo Parente, que deixará a presidência da MRS em fevereiro.  Segundo Baptista, ele oficializará nesta segunda-feira (27/01), sua saída do conselho .  O presidente-executivo da ANTF, Rodrigo Vilaça, assumirá o comando do conselho interinamente até que o novo presidente seja eleito.

Antes de ser presidente da Transnordestina, Baptista, que é economista, era diretor comercial e de novos negócios da Rumo Logística. O executivo foi diretor comercial da Transnordestina, entre 2004 e 2007, e participou da criação do projeto da Nova Transnordestina e da reestruturação da empresa.

Carioca, Baptista iniciou sua carreira como estagiário da Vale, em 1986. Ficou 16 anos na companhia, sendo 12 deles na área financeira, com atuação na área de fundos de pensão. Em 1998 foi trabalhar na área de logística da Vale, em São Luis (MA), e pouco tempo depois assumiu a gerência geral da logística do Sistema Norte da Vale, que inclui a Estrada de Ferro Carajás. Após o período na Vale, trabalhou no projeto logístico de uma siderurgia no Pará e depois foi para a Transnordestina. Batista também foi presidente da Companhia Docas do Espírito Santo e do Maranhão.

Ricardo Fernandes, atual diretor administrativo, financeiro e de relações com investidores da Trasnordestina, foi quem assumiu o comando da empresa interinamente.

Fonte: Revista Ferroviária, 27/01/2014

Deixe um comentário

Rolar para cima