Corcovado: marcada audência pública sobre a licitação do trenzinho

RIO — O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) marcou para o próximo dia 7 de fevereiro, sexta-feira, a partir das 13h, audiência pública no auditório da Firjan, no Centro, para discutir a concorrência pública para concessão dos serviços de operação do trem do Corcovado, no trecho Come Velho-Cristo Redentor. A empresa Estrada de Ferro Corcovado (Esfeco) opera o sistema desde 1979 e teve o contrato prorrogado no fim de 2013. O ICMBio estima publicar o edital em março.

O objetivo da audiência é ouvir as contribuições da sociedade para o aprimoramento das minutas do edital de concessão e do contrato. O vencedor da licitação ficará responsável, além da operação do trenzinho e transporte de passageiros, pelos serviços de cobrança de ingressos ao Corcovado, controle de acesso aos pedestres, administração de lojas alimentação e de conveniência, revitalização dos trens, estações e da plataforma superior do Corcovado, incorporação de uma serie de obrigações ambientais como, o monitoramento da fauna, controle de espécies invasoras, cuidado com a poluição sonora gerada na linha férrea e ainda a implantação e manutenção das demais estruturas físicas necessárias nos padrões descritos pelo projeto básico.

Em entrevista ao GLOBO, em julho do ano passado, o presidente do Parque Nacional da Tijuca, Ernesto Viveiros de Castro, afirmou que a nova concessão marca o início de novos investimentos à unidade de conservação. O aporte financeiro devm somar R$ 110 milhões até 2016. Ele garantiu que a licitação será fundamental para reformas na infraestrutura das estações do Corcovado e para a implementação de uma nova sinalização das trilhas.

Os documentos e os estudos referentes à concessão e as orientações acerca dos procedimentos relacionados à realização e à participação na audiência pública estão disponíveis no site do ICMBio e na sede da Unidade Avançada de Administração e Finanças do Rio de Janeiro (UAAF-RJ), localizada na Estrada Velha da Tijuca, 77, Usina, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

Os interessados que desejarem obter a documentação na UAAFRJ deverão agendar a visita pelos telefones (21) 2484-7802 e 2492-5407 ou por meio do endereço eletrônico: uaaf.rj@icmbio.gov.br. O período para envio de contribuições vai do dia 10 de fevereiro, a partir das 9h, ao dia 28 de fevereiro, às 18h (horário de Brasília).

Fonte: O Globo, 27/02/2014

Deixe um comentário

Rolar para cima