O grupo Odebrecht planeja investir R$ 53 bilhões no triênio 2014-2016. A informação foi dada na noite de quarta-feira por Pedro Augusto Novis, representante do conselho de administração da empresa, que não forneceu mais detalhes sobre a destinação dos recursos.
Segundo o presidente da Odebrecht Infraestrutura, Benedicto Junior, desse total, cerca de R$ 8,5 bilhões serão aportados apenas no Estado do Rio de Janeiro. O montante engloba obras como a construção do Parque Olímpico e a linha 4 do metrô.
Benedicto Junior afirmou que a companhia pretende aumentar o ritmo das obras voltadas para a Olímpiada em 2014. “O conjunto de obras precisa ser acelerado”, afirmou.
O executivo destacou ainda que o foco da empresa é recuperar o sistema de mobilidade do Rio de Janeiro. “O foco é recuperar os sistemas integrados públicos para que a população tenha condição de ir trabalhar sem ter que tirar o carro de casa”.
Em discurso, durante a premiação de “Executivo do Ano de 2013” que recebeu do Ibef, Benedicto Junior enfatizou ainda a situação da Supervia, concessionária que opera os trens do Rio de Janeiro controlada pela Odebrecht há três anos.
“Estamos buscando a segurança e o conforto [na operação]. Os resultados vão levar algum tempo ainda”, disse.
O executivo destacou, porém, que nos últimos 15 anos foram investidos apenas R$ 1 bilhão na Supervia, enquanto os trens de São Paulo, por exemplo, receberam investimentos de R$ 44 bilhões no mesmo período.
Aquisições
A Odebrecht Infraestrutura está avaliando novas oportunidades de negócios por meio dos próximos leilões de concessões de infraestrutura. Mas o foco da companhia está nas obras arrematadas no ano passado, segundo Benedicto Junior.
“Estamos avaliando [novas oportunidades]. Mas estamos com uma quantidade de projetos para estruturar. Nosso foco hoje é estruturar essas equipes para ao longo de 2014 mobilizar de forma arrumada e entrar com isso em velocidade de cruzeiro”, disse o executivo.
Ele citou como exemplos das obras que precisam ser estruturadas de uma parte do metrô de São Paulo, o aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, e de um trecho da rodovia BR-163.
Benedicto Junior acrescentou que a decisão de participar dos leilões dependerá de cada ativo que será ofertado pelo governo. “Nossa avaliação é feita em cima do ativo”, disse, explicando que a companhia poderá participar do leilão caso enxergue que o ativo pode trazer valor para a empresa.
Corinthians
Segundo Benedicto Junior, a Odebrecht pretende montar em março a cobertura da área danificada na obra da Arena Corinthians. O executivo explicou que a peça metálica para a cobertura já está contratada e deverá ser entregue em fevereiro.
Ele reafirmou que o estádio será entregue dentro do prazo comprometido com a Fifa, na primeira quinzena de abril.
A recuperação do teto da área danificada não afetará o cronograma do projeto porque ela será feita fora da área em que a companhia está trabalhando neste momento na obra, afirmou. De acordo com Benedicto Junior, 98% das obras já estão concluídas. “Falta o acabamento”, disse.
Fonte: Valor Econômico, 30/01/2014
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