RIO – A Estação Uruguai do metrô, na Tijuca, foi inaugurada às 11h deste sábado, com uma hora de atraso. Houve cerimônia com a presença de autoridades e, ao meio-dia, as plataformas foram liberadas ao público. Esta é a 36ª estação da cidade (20ª a entrar em operação na Linha 1) e a quarta do bairro. Construída no trecho conhecido como Rabicho da Tijuca, antiga área de manobras que chegou a ser usada parcialmente como estacionamento, ela deve ter movimento diário de 30 mil passageiros — boa parte usuários que até então embarcavam na Saens Peña. As linhas de ônibus do serviço metrô na superfície também terão o ponto final deslocado da Saens Peña para a Estação Uruguai. O Metrô Rio e a prefeitura não informaram a data em que ocorrerá a mudança.
A nova estação custou cerca de R$ 250 milhões e está projetada para receber até 50 mil usuários por dia. As obras terminaram em janeiro, quando começaram os testes operacionais. O custo foi arcado pela concessionária Metrô Rio, como parte do pacote de investimentos de R$ 1,1 bilhão assumido pela operadora em troca da renovação antecipada da concessão por 20 anos (até 2038) que incluíram ainda a ligação das Linhas 1 e 2, a construção da Estação Cidade Nova (já inaugurada) e a compra de 19 novos trens.
A execução da obra foi feita após uma revisão do projeto original da década de 70, que reduziu custos por não ter sido necessário fazer mais escavações. Pela concepção inicial, a estação seria construída cerca de 200 metros adiante do local atual, na esquina das ruas Uruguai e Conde de Bonfim.
A estação Uruguai tem 7 mil metros quadrados de área construída em dois níveis. Ela conta com cinco acessos: um na Rua Dona Delfina, dois na Rua Itacuruçá e dois na Rua Conde de Bonfim (um na calçada sentido Praça Saens Peña e outro no sentido oposto). O espaço está equipado com dez escadas rolantes e seis elevadores, dos quais dois para pessoas com deficiência.
Fonte: O Globo, 15/03/2014
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