Incentivo ao transporte público é tema central de debates no Fórum Urbano Mundial

O incentivo ao uso do transporte público e as formas de financiamento foram os principais temas debatidos nesta semana durante o 7º Fórum Urbano Mundial em Meddelin, na Colômbia. O evento, realizado pela Organização das Nações Unidas (ONU), reúne dirigentes de 160 países até amanhã (11). “Está todo mundo convencido que o caminho é o investimento pesado em transporte público.  São Paulo foi convidada exatamente por causa dos projetos de mobilidade realizados no ano passado. É um case internacional”, disse o prefeito Fernando Haddad, que retornou na noite de ontem a São Paulo.

No evento, o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) divulgou dados de que cerca de 80 milhões de veículos devem entrar em circulação no país nos próximos 12 anos, o dobro da frota atual. “Isso só fortalece a nossa impressão de que estamos no caminho certo – de investir no transporte público. Isso é censo comum entre todos os prefeitos”, comentou Fernando Haddad.

O investimento no transporte sobre trilhos, de acordo com o prefeito, é um dos caminhos para viabilizar uma cidade do tamanho de São Paulo. “Estamos investindo como nunca em faixas exclusivas e corredores de ônibus e em trilhos como nunca se investiu, inclusive com verba municipal e federal. Está havendo um alinhamento das três esferas de governo em proveito do metrô, do monotrilho e do trem. E o caminho é aperfeiçoar esses modelos”, afirmou.

Durante as mesas-redondas no Fórum Urbano Mundial, Fernando Haddad ouviu relatos dos prefeitos latino-americanos de que é necessária uma mudança de cultura sobre a importância do uso do transporte público. “É muito difícil para as pessoas mudarem seu comportamento após 50 de uma cultura que valorizava o transporte individual. Todo mundo tem o mesmo problema, a dificuldade inicial de se ver que não há outro caminho”.

Fórum Urbano Mundial
Realizado a cada dois anos, o Fórum Urbano Mundial é o evento sobre cidades e desenvolvimento urbano mais importante do mundo. O evento conta com atividades diversas como mesas redondas, capacitação e assembleias de jovens, de gênero e de negócios. Organizado pela ONU-Habitat, a 7ª edição deverá reunir mais de 25 mil pessoas de mais de 160 países. Além da discussão da agenda de desenvolvimento pós-2015, o evento é o último antes do Habitat III, que acontece a cada 20 anos.

Fonte: Prefeitura de São Paulo, 10/04/2014

Deixe um comentário

Rolar para cima