Comemoração dos 160 anos de Ferrovia no Brasil

A Aenfer informa que será comemorado no dia 26 de abril os 160 anos da Primeira Ferrovia do Brasil – 1854/2014.

Para comemorar a data, a Prefeitura Municipal de Magé, o Movimento do Projeto Central – pela revitalização dos ramais ferroviários da bitola estreita da Baixada Fluminense (1985), o grupo Trilhos do Rio, a Associação Fluminense de Preservação Ferroviária (AFPF-RJ) convidam todos para participarem da programação festiva.

Estarão presentes várias lideranças e personalidades do meio ferroviário, comunitário, sindical e político.

Dia: 26 de abril (sábado) às 14 horas

Local: Estação de Guia de Pacobaíba, Mauá – Magé-RJ

Vale lembrar que a AFPF- regional de Nogueira, município de Petrópolis, também fará uma programação no mesmo dia (26/4) às 17 horas.

Local: Estação de Nogueira

Participe!

A Primeira Ferrovia do Brasil

A Estrada de ferro Barão de Mauá foi a primeira ferrovia brasileira. Foi idealizada pelo empresário Irineu Evangelista de Souza, mais tarde conhecido como o Barão de Mauá. A E.F. Mauá foi inaugurada em 30 de abril de 1854. Tinha uma extensão inicial de 14,5 km, depois foi prolongada, chegando a 15,19 km.

História da Estrada de Ferro Mauá

 A Estrada de Ferro Mauá, oficialmente denominada Imperial Companhia de Navegação a Vapor e Estrada de Ferro de Petrópolis, foi a primeira ferrovia a ser estabelecida no Brasil. Foi inaugurada em 30 de abril de 1854 em seu trecho inicial, ligando o Porto de Mauá a Fragoso, no Rio de Janeiro, num trecho de 14,5 km. Foi construída pelo empreendedor brasileiro Irineu Evangelista de Sousa, o visconde de Mauá. O trecho ferroviário seguia da estação de Guia de Pacobaíba (A estação recebeu esse nome após ser arrendada pela EF Príncipe do Grão Pará), no atual município de Magé, até Fragoso, localidade de Inhomirim. A extensão até Raiz da Serra (Vila Inhomirim) se deu em 1856, onde se iniciaria a subida por cremalheira para Petrópolis, e Areal, somente 30 anos mais tarde. Por volta da década de 60 o tráfego entre Pacobaíba e Piabetá foi suprimido. Entretanto, ainda resta um pequeno trecho da primeira ferrovia do Brasil com tráfego de trens (trens de subúrbio operados pela Supervia, em uma extensão de sua linha que termina em Saracuruna) entre Piabetá e Vila Inhomirim.

    Em 27 de Abril de 1852, a Presidência da Província do Rio de Janeiro, contratou com Irineu Evangelista de Souza, mais tarde Barão e Visconde de Mauá, a construção de uma Via Férrea, que partindo do Porto de Mauá, fosse até a Raiz da Serra de Petrópolis. 

 

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