Dia do Ferroviário é comemorado em Petrópolis, RJ

A Praça de Nogueira, uma das principais áreas de lazer dos distritos de Petrópolis, Região Serrana do Rio, foi totalmente reformada e será reinaugurada nesta quarta-feira (30), às 18h30, no Dia dos Ferroviários. A obra foi executada em parceria com o Ministério do Turismo e as vias de acesso ao local também foram reformadas, calçadas, parquinho infantil e chafariz, que ganhou instalação hidráulica.

“Estamos não só devolvendo a área reformada e com novas opções de lazer para a população, como também resgatando uma importante parte da história de Nogueira”, frisou o prefeito Rubens Bomtempo.

De acordo com o secretário de Obras Aldir Cony, uma pequena concha acústica e uma área de convivência com caramanchões também foram criadas na praça que tem cerca de quatro mil metros quadrados. Trilhos de trem foram utilizados na ornamentação do espaço em referência aos ferroviários. “A Praça também recebeu iluminação mais eficiente, considerado um ganho
formidável, pois garante o uso do espaço em qualquer horário”, explicou Aldir.

Dia do Ferroviário

As comemorações pelo Dia do Ferroviário começarão antes da inauguração oficial da praça. Às 10h,  o desenhista petropolitano André Rios abre sua exposição Traços, Trilhos e Memórias no Centro Cultural Estação Nogueira. São 20 desenhos tendo a ferrovia como tema, com traços marcantes e cores que visam a impactar o espectador, em estilo que vem do expressionismo e do movimento fauvista, em uma busca de novas dimensões da realidade.

O dia 30 de abril foi instituído como Dia do Ferroviário no Brasil, pois marca a inauguração da primeira ferrovia brasileira, feita por D. Pedro II nesta mesma data há 160 anos. Essa história e sua relação com Petrópolis, que teve seu desenvolvimento impulsionado também pela linha férrea, será contada e analisada na palestra História e Turismo: No Rastro da Primeira Ferrovia do Brasil, às 17h30. O palestrante é o descendente de ferroviários e médico José Luiz D’Amico, um dos dirigentes da Casa D’Italia.

Às 18h30, o prefeito Rubens Bomtempo descerra a placa de inauguração da reforma da Praça que foi criada em 1976, no governo de Paulo Rattes. Uma roda de Capoeira com a Escola de Capoeira Água de Beber e um show com o Grupo Taruíra também estão confirmados logo após a inauguração oficial.

Fonte: G1 Região Serrana, 28/04/2014

Deixe um comentário

Rolar para cima