26/04/2014 – Comemoração dos 160 anos de Ferrovia

A Prefeitura de Magé, em parceria com o Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), a Secretaria de Patrimônio da União (SPU), o Movimento do Projeto Central – pela revitalização dos ramais ferroviários da bitola estreita da Baixada Fluminense (1985), o grupo Trilhos do Rio e a Associação Fluminense de Preservação Ferroviária (AFPF-RJ) realizou no dia 26 de abril, na Estação Guia de Pacobaíba, a comemoração dos 160 anos da Estrada de Ferro Mauá, marco histórico do crescimento brasileiro Na festa os visitantes conheceram mais sobre a história da cidade e desse patrimônio nacional através da exposição de fotografias, exibição de documentários e oficinas de arte. A trineta do visconde de Mauá, Francisca Nedehf, e o marquês de Viana Eduardo Nedehf, tetraneto, foram os convidados de honra da comemoração.

Estiveram também presentes, o diretor Cultural e de Preservação Ferroviária da Aenfer Helio Suêvo, várias lideranças e personalidades do meio ferroviário, comunitário, sindical e político.

Os visitantes puderam conferir a réplica da Baronesa, a locomotiva que circulou na histórica ferrovia, e o bonde, além de conhecer a estação Guia de Pacobaíba.

A Estação Guia de Pacobaíba, em Mauá, quinto distrito de Magé, é o berço da primeira ferrovia do país, idealizada pelo empreendedor visconde de Mauá, Irineu Evangelista de Sousa, e inaugurada em 30 de abril de 1854. A novidade da época trouxe a modernidade para o Brasil, facilitando o comércio, transporte e redução das distâncias que demoravam dias para serem percorridas, se tornando símbolo do progresso.

    

Fonte: Prefeitura de Magé, 30/04/2014

 

Deixe um comentário

Rolar para cima