Estado fará licitação para contratar estudo sobre novas linhas para o Metrô

RIO – O estado fará licitação para escolher a empresa que vai elaborar o Plano Diretor Metroviário da Região Metropolitana (PDM). Trata-se de um estudo de expansão da rede de metrô para os próximos 30 anos. A vencedora terá 12 meses para apresentar análises sobre uso do solo, demanda e viabilidade da implantação de novas linhas para ampliar o sistema no Grande Rio.

O levantamento terá como base dados do Plano Diretor de Transportes Urbanos (PDTU), que analisa informações sobre deslocamentos da população da Região Metropolitana do Rio.

FINANCIAMENTO DO BNDES

O objetivo do PDM é estabelecer novas diretrizes para os próximos governos, uma vez que os planos existentes estão em andamento, como a Linha 4, que ligará a Barra a Ipanema, e a Linha 3, entre Niterói e São Gonçalo.

O estudo conta com financiamento de R$ 4,1 milhões do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A abertura dos envelopes será realizada no dia 19 de agosto, no auditório da Secretaria estadual de Transportes, em Copacabana.

Em abril deste ano, o estado lançou licitação para fazer o projeto básico do trecho que vai ligar a Gávea ao Largo da Carioca, no Centro, passando por jardim Botânico, Humaitá e Botafogo. Outros três trajetos também serão licitados: Jardim Oceânico-Recreio; Estação Uruguai-Engenhão e Estácio-Carioca.

Fonte: O Globo, 04/07/2014

 

Deixe um comentário

Rolar para cima