Novo trem de passageiros da EFVM entra em operação

A Vale iniciou ontem (05/08) a operação do novo trem de passageiros na Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM). A empresa havia anunciado no início do ano investimento na ordem de US$ 135 milhões na renovação da frota de carros de passageiros. Destes, US$ 80,2 milhões foram utilizados para comprar novos carros, da empresa romena Astra Vagoane, para a EFVM.

Na ferrovia entre os estados de Minas Gerais e Espírito Santo são 56 novos carros – 10 executivos e 30 econômicos. A Vale opera ainda o trem de passageiros na Estrada de Ferro Carajás (EFC).

Para a EFC, que liga o Maranhão ao Pará, a Vale adquiriu 39 carros – seis serão executivos e 21 econômicos – da mesma fabricante romena. Ainda como parte do investimento, foram comprados novos carros restaurante, lanchonete, gerador e cadeirante (destinado a pessoas com dificuldade de locomoção) para ambas as ferrovias.

EFVM e EFC transportam em média, juntas, 1,3 milhão de passageiros por ano. Segundo a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), até abril deste ano as ferrovias já haviam transportado mais de 350 mil passageiros. Atualmente, estas duas ferrovias são as únicas a oferecerem diariamente o serviço de transporte de passageiros de longa distância no País.

Fonte: Revista Ferroviária, 06/08/2014

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima