Setor Metroferroviário debaterá em agosto o futuro do transporte de passageiros e de carga

A sexta edição do evento Brasil nos Trilhos acontecerá nos próximos dias 20 e 21 de agosto, em Brasília. A expectativa é trazer os principais candidatos à Presidência para participarem dos debates e receberem uma proposta de agenda governamental do setor para o próximo governo.

Com 15 sistemas urbanos de transporte de passageiros sobre trilhos, distribuídos em 11 estados e no Distrito Federal, que movimentam mais de 9 milhões de pessoas por dia e uma malha ferroviária com 28.876 quilômetros de extensão, por onde circulam 25% de todas as riquezas do Brasil, o Sistema Metroferroviário ainda enfrenta dificuldades para atender à demanda crescente para o transporte de passageiros e de cargas.

Para debater o fortalecimento do transporte ferroviário, a Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos – www.anptrilhos.org.br), em parceria com a Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF), promoverá nos próximos dias 20 e 21 de agosto, em Brasília (DF), o Seminário VI Brasil nos Trilhos – www.otmeditora.com.br/brasilnostrilhos.
O encontro, que ocorre a cada dois anos, deverá reunir cerca de 800 pessoas, entre autoridades governamentais, executivos, acadêmicos, parlamentares, fornecedores, transportadores, operadores logísticos e usuários do sistema sobre trilhos. A expectativa é que os principais candidatos à Presidência da República participem dos debates.

A ANPTrilhos representa 99,7% do setor de passageiros no País. Segundo a superintendente, Roberta Marchesi, será uma oportunidade de colocar na pauta da agenda política as reivindicações de melhorias para o setor metroferroviário. “Neste encontro serão discutidos os gargalos e as demandas do transporte de passageiros sobre trilhos e também de carga. Este ano, por coincidir com o período eleitoral presidencial, teremos a chance de entregar aos presidenciáveis uma proposta de agenda do Setor Metroferroviário para o próximo governo”.

Com o tema “Desafios e Oportunidades do Transporte Metroferroviário – Agenda 2020”, a programação do seminário apresentará palestras e debates, com viés técnico e político.

A abertura do primeiro dia contará com palestra do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luis Roberto Barroso. Na sequência, terão início os debates técnicos, com os temas: direitos do transporte ferroviário; expectativas de suprimentos; responsabilidade social e segurança; perspectivas, necessidades e maiores dificuldades na capacitação do setor; referências internacionais para o transporte ferroviário; os trilhos e a sustentabilidade ambiental das cidades. Na ocasião, serão homenageados os representantes do setor e os jornalistas que se destacaram pelos trabalhos realizados em favor do desenvolvimento do sistema.

O segundo dia será composto por debates políticos, divididos em cinco painéis, com apresentações de autoridades políticas e de representantes de entidades. Para expor a visão do governo sobre o setor ferroviário de passageiros e de carga foram convidados os ministros das Cidades, Gilberto Occhi; dos Transportes, Paulo Sérgio Passos; e dos Portos, César Borges.

O professor de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Armando Castelar, ministrará palestra sobre as perspectivas para as concessões de transportes e políticas econômicas brasileiras até 2020. Já os desafios e necessidades dos usuários e operadores logísticos serão debatidos pelo diretor executivo da Confederação Nacional do Transporte (CNT), Bruno Batista; o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade; e o consultor técnico da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), Luiz Antônio  Fayet.

Outros dois painéis terão a participação de representantes de empresas do setor ferroviário de passageiros e de carga para discutir o papel do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) como fomentador da indústria e do setor; e também as perspectivas e possibilidades de investimentos.

A entrada no VI Brasil nos Trilhos é gratuita e as inscrições devem ser feitas antecipadamente pelo hotsite do evento: www.otmeditora.com.br/brasilnostrilhos.

Serviço:

Seminário VI Brasil nos Trilhos

Data: 20 e 21 de agosto de 2014

Local: Hotel Royal Tulip Brasília Alvorada

Endereço: SHTN Trecho 1 Conj. 1B Bloco C

As inscriçõesdevem ser feitas pelo hotsite www.otmeditora.com.br/brasilnostrilhos.

A programação completa do evento está disponível no linkwww.otmeditora.com.br/brasilnostrilhos/index.php/textos/programacao.html.

3 comentários em “Setor Metroferroviário debaterá em agosto o futuro do transporte de passageiros e de carga”

  1. Pingback: วิเคราะห์บอลวันนี้

  2. Pingback: see post

  3. Pingback: รับทำเว็บไซต์ WordPress

Deixe um comentário

Rolar para cima