Expectativa da ANPTrilhos é ampliar em mais de 30% a malha ferroviária de passageiros nos próximos cinco anos. Efervescência gerada por projetos de mobilidade urbana favoreceu o aumento da oferta e da procura entre operadores e fornecedores do setor.
Atento à importância do transporte de passageiros sobre trilhos, o Brasil tem investido fortemente em programas de mobilidade urbana para os grandes e médios centros urbanos em vários estados e cidades do País. Atualmente, a Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros Sobre Trilhos (ANPTrilhos), que representa o segmento, possui 25 projetos em execução ou concedidos à iniciativa privada para ajudar a ampliar em 300 quilômetros a rede de trilhos nos próximos cinco anos.
Para a superintendente da ANPTrilhos, Roberta Marchesi, este número pode parecer pouco, “mas é mais que 30% da malha existente hoje”. Além dos projetos em andamento, a entidade tem em mãos inúmeros programas em análise e vários estudos de viabilidade para a expansão de novas linhas. Tal produtividade da indústria resulta em geração de negócios, ampliação do mercado e atração de investidores estrangeiros.
Com a indústria em ebulição, aumenta a demanda e, consequentemente, a oferta de materiais rodantes, equipamentos e serviços para suprir as necessidades do transporte ferroviário. Para atender esta procura, players do setor apostam em oportunidades para estreitar o relacionamento com stakeholders e eventos corporativos como a NT Expo – 17ª Negócios nos Trilhos, feira que se tornou estratégico para a geração de novos negócios e que acontece em novembro em São Paulo.
“O evento é fundamental o setor porque traz as últimas novidades em termos de tecnologias e soluções necessárias para a infraestrutura, contribuindo de maneira definitiva para que os nossos projetos possam caminhar”, comenta Roberta, na expectativa de que o evento alavanque diversos investimentos e abra caminho para muitos negócios envolvendo fornecedores nacionais e estrangeiros.
Rodada de Negócios – A ANPTrilhos realizará pelo segundo ano consecutivo, em parceria com a NT Expo, as rodadas de negócios entre os fornecedores e os compradores do setor metroferroviário brasileiro, um canal direto para os operadores nacionais conhecerem os principais serviços e produtos de fabricantes. “Ações como esta oferecem bons resultados para o mercado. Ao promover essas reuniões os operadores podem dedicar tempo àqueles fornecedores que são o seu foco de interesse e que podem trazer soluções específicas para o que estão precisando naquele determinado momento. Isso aproxima mais a realidade da necessidade “, finaliza a superintendente.
A Rodada de Negócios é um dos momentos mais esperados pela cadeia produtiva, por ter sinergia com o momento experimentado pelo setor metroferroviário, com a viabilização de programas de expansão do transporte de alta capacidade sob trilhos. A expectativa é que sejam realizados cerca de 160 encontros entre fornecedores e operadores de cargas durante a NT Expo – 17º Negócios nos Trilhos, maior evento metroferroviário latino americano, que acontece de 11 a 13 de novembro, no Expo Center Norte, em São Paulo.
Fonte: NT Expo, 26/08/2014