Metrô: Começam as obras do novo acesso

A Estação General Osório da Linha 1 do metrô, em Ipanema, ganhará um novo acesso, na Lagoa Rodrigo de Freitas, e as obras de implantação das plataformas de embarque e desembarque iniciam nesta sexta-feira. O novo acesso ocupará o canteiro central da Avenida Epitácio Pessoa, na altura do Parque do Cantagalo, e os motoristas devem ficar atentos as mudanças no trânsito. Durante as obras, o retorno de veículos existente no trecho será temporariamente interditado. O sinal de trânsito e a faixa de pedestres serão remanejados para poucos metros à frente, no sentido Leblon. Parte da via pública entre os prédios 1.976 e 2.014 da Epitácio Pessoa também será temporariamente ocupada por um canteiro de obras para a construção do túnel que dará acesso à estação.

Após a conclusão da obra, prevista para o primeiro semestre de 2016, a Estação General Osório estará apta a receber também os trens das linhas 2 (Pavuna – Botafogo) e 4 (Barra da Tijuca – Ipanema), além dos da Linha 1 (Tijuca – Ipanema) que já circulam no terminal. E o bairro da Lagoa será inserido no sistema metroviário da cidade.

As obras foram iniciadas em junho de 2011 com escavações no subsolo entre Copacabana e Ipanema. Na primeira fase, com término previsto em fevereiro de 2015, os trabalhos se concentrarão no canteiro central, sem alteração no fluxo de veículos. Na segunda etapa, com previsão de execução entre fevereiro e dezembro de 2015, as três faixas de rolamento da pista sentido Humaitá serão deslocadas da lateral para a área central da via, onde hoje fica o canteiro central. Já na terceira etapa, prevista para o período entre dezembro de 2015 e junho de 2016, os trabalhos voltam a ser realizados sobre o canteiro central, para a construção da estrutura do acesso.

Uma nova sinalização será instalada na região. As alterações viárias foram definidas em conjunto com a CET-Rio. Durante todo o período da obra, o acesso aos prédios e garagens dos edifícios não sofrerá bloqueios.

As escavações da área onde futuramente serão instaladas as novas plataformas já foram concluídas e, atualmente, ocorre a escavação do túnel que ligará a General Osório à Lagoa por dentro do Maciço do Cantagalo. Faltam aproximadamente 40 metros para terminar a escavação em rocha, chegando ao subsolo da Avenida Epitácio Pessoa.

Fonte: Jornal Extra, 07/11/2014

4 comentários em “Metrô: Começam as obras do novo acesso”

  1. Pingback: https://www.heraldnet.com/reviews/phenq-reviews-is-it-legit-update/

  2. Pingback: these details

  3. Pingback: sig p320 carry

  4. Pingback: ข่าวบอล

Deixe um comentário

Rolar para cima