Ministro destaca novo momento das ferrovias

O ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, disse ontem (11/11), durante a abertura da NT Expo – 17ª Negócios nos Trilhos, que para que as ferrovias saiam do papel são necessários projetos bem estruturados.  “O País está mudando e as suas perspectivas de entendimento e as suas respostas a respeito do transporte ferroviário estão começando a acontecer. E não há nada melhor para fazer com que as coisas aconteçam do que um projeto bem planejado, bem executado e colocado à disposição da população. E ele significará uma boa referência, um bom exemplo e assim que nos multiplicamos as coisas”, enfatizou Passos.

Passos destacou que as ferrovias são inexoráveis, principalmente em um país como Brasil, por conta da grande dimensão e das distâncias entre os centros produtores e de carga até as áreas de escoamento. “Não tem outra alternativa do que adotar, apostar, naquilo que diz respeito a boa forma, forma eficiente de deslocamentos desses fluxos de produção”, disse Passos.

O ministro ressaltou ainda o interesse da iniciativa privada nos trechos do Programa de Investimentos em Logística (PIL). Ele explicou que 20 grupos apresentaram propostas para fazer os estudos dos trechos ferroviários e, se todos forem realizados, o governo terá 71 propostas para os trechos, que serão “examinadas pelo governo para que se possa dar um passo importante no sentido da expansão da malha ferroviária brasileira”.

Homenagem Gerson Toller

O diretor da Revista Ferroviária, Gerson Toller, que faleceu em abril, foi homenageado durante a abertura do NT Expo. Toller foi o idealizador da feira, que passou a ser comandada pela UBM há três anos.

A diretora da RF e viúva de Gerson, Regina Perez, fez um discurso emocionado e destacou a insistência e persistência dele em atingir seus objetivos e defender o desenvolvimento do setor ferroviário.

“Sinto falta do Gerson e acredito que todos aqueles que militam na área de transportes, principalmente na área ferroviária, exatamente porque o Gerson Toller era a precisa representação de um profissional que exala fé e confiança na importância e progresso das ferrovias do Brasil e eu tive o privilégio de conviver com ele”, destacou o ministro Paulo Sérgio Passos.

Fonte: Revista Ferroviária,  12/11/2014

Deixe um comentário

Rolar para cima