Primeiro trem da Linha 4 do metrô RJ foi apresentado nesta quinta-feira

RIO – O governador Luiz Fernando Pezão apresentou, na manhã desta quinta-feira, o primeiro dos 15 novos trens que vão operar na Linha 4 do Metrô (Barra da Tijuca- Ipanema). O trem, fabricado na China, desembarcou no Rio no último dia 27, mas foi apresentado nesta quinta-feira às autoridades. Com as novas composições, que começam a circular pelos trilhos da Linha 4 no final do primeiro semestre de 2016, a frota de trens no metrô do Rio será ampliada em 30% saindo de 49 para 64.

Estiveram presentes o secretário estadual de Transportes, Carlos Roberto Osório, e o presidente do Metrô Rio, Flávio Almada. Segundo o governador, a Linha 4 é maior obra de infraestrutura urbana da América Latina.
— Tenho o dever de arrumar as finanças do estado por causa das dificuldades do petróleo, mas temos que cumprir o que prometemos. A Linha 4 é maior obra do caderno de encargos das Olimpíadas. O mais difícil era isso aqui, e os prazos estão rigorosamente em dia. O Tatuzão está trabalhando a todo vapor — disse o governador.
Pezão disse ainda que o objetivo é antecipar a entrega da estação da Nossa Senhora da Paz, cujo acesso externo já está quase concluído e já pode ser visto por quem passa pelo local.

NOVO TREM PASSARÁ POR 90 DIAS DE TESTES

A primeira composição passará por 90 dias de teste, que incluem avaliações em marcha branca (operação sem passageiros), seguida de uma operação assistida e, por fim, uma operação comercial com passageiros na Linha 1 e, depois, na Linha 2.

Em seu discurso, o governador voltou a falar sobre a expansão do metrô até o Recreio, projeto que fará em parceria com a prefeitura. Pezão também ressaltou que o metrô deve chegar ao máximo de locais da Região Metropolitana.

Além do novo trem, que foi apresentado, o Metrô Rio inaugurou nesta quinta-feira o pátio oeste no Centro Administrativo da Avenida Presidente Vargas, local que receberá as composições que chegarão da China.

Fonte: O Globo, 05/02/2015

Deixe um comentário

Rolar para cima