MetrôRio investe na formação de novos condutores

nvestir constantemente na qualificação de seus profissionais é uma das prioridades do MetrôRio. Este ano, a Educação Corporativa da empresa vai abrir sete turmas para a formação de novos condutores de trem, função que exige um perfil específico, sendo necessário um intenso treinamento técnico que atenda às exigências características da profissão e do sistema metroviário.

A demanda por esse profissional aumentou 250% se comparada a 2014, principalmente devido à criação da Linha 4 do Metrô do Rio de Janeiro (Barra da Tijuca — Ipanema), que vai transportar, a partir de 2016, mais de 300 mil pessoas por dia.

 

– Hoje, contamos com 254 condutores de trem, entre homens e mulheres. Com a criação da Linha 4, vamos ampliar o leque de oportunidades e intensificar o treinamento especializado dentro da própria empresa. Ao investirmos na qualificação de nossos colaboradores, estamos estreitando também a relação desses profissionais com o MetrôRio – afirmou o diretor administrativo financeiro do MetrôRio, Márcio Lewin.

O setor de Educação Corporativa da concessionária apresenta como diferencial a capacitação profissional sem exigência técnica prévia. O processo de seleção para condutor de trem exige Ensino Médio completo e idade entre 28 a 42 anos e reúne candidatos provenientes do mercado de trabalho e de diferentes áreas do MetrôRio. Em 2015, a previsão é formar mais de 100 novos condutores, sendo que 70 profissionais vão atuar nos trens da Linha 4.

Ao longo do curso, que tem duração de cinco meses e meio, os profissionais contam com provas oral, escrita e prática, disciplinas específicas que abordam o conhecimento do material rodante e questões relacionadas ao sistema de sinalização. A nota mínima exigida é 8,0.

Fonte: Governo do Rio de Janeiro, 18/03/2015

Deixe um comentário

Rolar para cima