Entidade promove pedido de tombamento de estação

Aos apaixonados por trens, estações ferroviárias, ferrovias e patrimônio cultural, entidade promove manifesto em defesa do tombamento da estação ferroviária de Japeri, localizada no município de mesmo nome, Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

Leia a convocação

Convoco a todos os interessados na preservação e salvaguarda da estação ferroviária de Japeri para juntos promovermos um pedido oficial de TOMBAMENTO da referida estação. Por favor, quem assim desejar, envie-me por e-mail (amigosdopatrimonio@gmail.com) uma manifestação a favor do tombamento, da salvaguarda e da preservação. Coloque abaixo do seu nome seu endereço eletrônico, município ou bairro onde reside e telefone (s). Este último opcional! De posse de todas as manifestações que puder receber, protocolarei o pedido de tombamento junto ao INEPAC e a IPHAN, assim como acionarei todos os órgãos pertinentes, a SUPERVIA e o MPRJ declarando toda a nossa preocupação pela preservação desse importante bem cultural no município de Japeri e o desejo que o mesmo seja realmente RESTAURADO e REVITALIZADO.

Caso alguém queira acrescentar fotografias, desenhos, pinturas e informações, estes serão muito bem-vindos. Mas não esqueçam de informar as autorias.

Fico aguardando pelas manifestações e informarei notícias sobre sua situação.

Abraços,

CLARINDO ou João do Rio (Facebook)

amigosdopatrimonio@gmail.com (21) 99765-6038 (Watsapp) e 97399-8339

Histórico da Estação de Japeri

A Estação Japeri é uma estação ferroviária localizada em Japeri, no estado brasileiro do Rio de Janeiro. Foi construída em 1858 com o nome de Estação Belém.

A outrora estação Belém recebia trens provenientes da Estrada de Ferro Central do Brasil e também da antiga Estrada de Ferro Melhoramentos do Brasil, mais tarde encampada e alcunhada de Linha Auxiliar. Possui um prédio histórico, construída em técnica enxaimel (madeiras encaixadas preenchidas com tijolos, com material importado da Inglaterra), inaugurado em 1858 e já foi objeto de homenagem do serviço filatélico dos Correios em 1984.

Em 1960, aconteceu nas proximidades da estação o célebre assalto ao trem pagador da Estrada de Ferro Central do Brasil, no antigo trecho (hoje abandonado) da Linha Auxiliar da E.F. Central do Brasil que ligava a Estação Japeri à Estação Botais, em Miguel Pereira.

A Estação Japeri está localizada no bairro Centro, próximo a RJ-125 ou Rodovia Ary Schiavo (que realiza a ligação entre a Rodovia Presidente Dutra e os municípios de Miguel Pereira e Paty do Alferes) e ao Pico da Coragem, onde são realizadas atividades de voo livre.

Existem dois acessos a estação: um próximo a Estrada Ary Schiavo e Avenida Leny Ferreira e outro nas ruas Dona Laura Schiavo e Cheyk Rejame.

Fonte: Wikipédia – enciclopédia livre

 

6 comentários em “Entidade promove pedido de tombamento de estação”

  1. Pingback: ซื้อหวยออนไลน์

  2. Pingback: ขายที่ดิน

  3. Pingback: เกม 3D

  4. Pingback: European 4-ACO DMT dealer

  5. Pingback: fortnite hacks

  6. Pingback: mancave

Deixe um comentário

Rolar para cima